Com a proposta de despertar a consciência ambiental através do esporte, a segunda etapa do Circuito Amo Viver realizado na cidade de Casserengue no último Sábado (19), distribuiu 400 mudas aos atletas competidores e cidadãos que prestigiaram a disputa.
Com pouco mais de sete mil habitantes, foi a primeira vez que a cidade de Casserengue, localizada na região imediata de Guarabira, sediou uma etapa de um circuito de corrida de rua.
Realizado pelo Instituto Amo Viver, o circuito que já é considerado um dos maiores do Nordeste, em número de etapas, chama atenção para a extinção de espécies nativas da região do Brejo, Curimataú e Seridó paraibano frente ao aquecimento global.
“Em 2022, estão sendo realizadas vinte etapas que carregam o nome de uma espécie nativa ameaçada de extinção. A etapa ‘barriguda’ realizada em Casserengue foi um grande sucesso de adesão, de solidariedade, com arrecadação de alimentos e consciência ambiental, uma vez que não sobrou nenhuma das 400 mudas preparadas para distribuição”, destacou o deputado Chió, um dos apoiadores.
Mudas de acerola, ipê rosa, romã e craibeira foram doadas pela Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (AFINK – PB), localizada na cidade de Araruna.
As inscrições para a etapa ‘Umbuzeiro’, que será realizada na cidade de Pedra Lavrada, dia 05 de Março já estão abertas. Além de Casserengue, o Circuito Amo Viver já passou pela cidade de Guarabira no início de fevereiro, abrindo a programação em 2022.