Google ‘concentra ajuda’ contra Fake News em evento na Paraíba

As notícias falsas estão na mira do Google e devem ser ainda mais coibidas até o dia das eleições estaduais e federais. A empresa já conta com iniciativas neste sentido e deve lançar novas ações até o pleito, como indicou sua gerente de marketing Jimena Tomás. Desde ontem, a companhia realiza em João Pessoa o evento Cresça com o Google, que traz treinamento gratuito para jornalistas, professores, mulheres e empreendedores. O evento acontece até hoje no Centro de Convenções da Capital.

Entre as iniciativas que estão em prática no combate às notícias falsas estão a Comprova, ferramenta de checagem que se concentra no conteúdo que circula em dispositivos móveis, principalmente celulares. Trata-se de um esforço colaborativo envolvendo jornalistas de diversos veículos do país na confirmação da veracidade de informações que circulam nas redes. A procedência e veracidade de imagens também já podem ser verificadas no ícone da câmera do Google Imagens. Outra ação partiu por meio do Google News Lab, que firmou parceria com TVs para gerar análises em tempo real das buscas dos usuários durante debates eleitorais.

De acordo com Jimena Tomás, muitas novidades devem ser anunciadas até o final da disputa. “O Google está otimizando parcerias com ONGs e outros órgãos para garantir que o público tenha acesso ao que é verdade e de interesse público, afirmou. A checagem de informações foi mote do treinamento ministrado pela empresa para jornalistas, que aconteceu ontem ministrada pelo responsável pelo Google News Lab no Brasil, Marco Túlio Pires.

Entrega

O objetivo do encontro foi capacitar os profissionais de imprensa e estudantes de comunicação para usar todo o potencial das ferramentas disponibilizadas. Segundo a gerente de marketing, o treinamento visa ajudar na criação de pautas e na pesquisa jornalística de forma a facilitar o trabalho e melhorar o produto final, enriquecendo as reportagens.

Informações mais acessíveis

Quinta parada do roteiro do Google no Brasil, João Pessoa recebe o evento por se enquadrar na meta da organização de chegar aonde geralmente não se vai. “Nós sabemos qual o impacto da tecnologia da vida das pessoas e queríamos levar isso de forma mais acessível, com um contato mais pessoal e humano. Então decidimos focar no Nordeste”, explicou Jimena Tomás. O Cresça com o Google já passou por Teresina, Brasília, Natal e Salvador. Só na Capital paraibana o evento atraiu quase seis mil inscritos.

Outro público alvo das palestras são os professores, que devem receber treinamento em temas como cidadania digital e segurança on-line.

Serão detalhadas ferramentas como YouTube EDU e a plataforma Google for Education, para ajudar na rotina de aulas.

Empreendedores também poderão ampliar seu conhecimento em marketing digital, em palestra que pretende facilitar a elaboração de estratégias, presença e relação com a audiência online. “A geração de emprego é uma das nossas preocupações e queremos participar como um motor de desenvolvimento”, explicou Tomás.

Fonte: Arthur Araújo do Correio da Paraíba