Desde abril de 2016 foram constatadas fissuras e vazamentos na Barragem da Farinha, em Patos, a 305 km de João Pessoa. Na última sexta-feira (17), foi realizada uma visita técnica na barragem pelos técnicos da Defesa Civil, com o objetivo de acompanhar os serviços de manutenção que acontecem no manancial, a pedido do Ministério Público Estadual (MP-PB).
“Nós constatamos que os serviços ainda estão acontecendo e que em aproximadamente 30 dias deve haver a conclusão dos trabalhos”, disse o técnico da Defesa Civil de Patos, Ronielson dos Santos Martins.
Segundo Ronielson, a elevação do nível da água com as chuvas ocorridas em 2018 ajudou na identificação dos vazamentos existentes e na continuidade dos serviços. “Era necessário ver o nível da água da barragem, para conter corretamente as falhas existentes na parede do sangradouro”, explica Ronielson.
Em abril desse ano, a Barragem da Farinha ultrapassou a marca de 19 milhões de metros cúbicos de água, superando os 60% de sua capacidade total.
Atualmente o manancial continua sendo utilizado no abastecimento de água da cidade de Patos e possui 12 milhões 542 mil 212 metros cúbicos de água, o que corresponde a 48,73% do seu volume total que é 25 milhões 738 mil e 500 metros cúbicos de água.