Paraíba já registrou mais de mil casos de conjuntivite em 2018

O número de casos de conjuntivite na Paraíba já passa de 1 mil somente este ano. Os dados foram contabilizados em todos os municípios paraibanos pelo Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, foram 1.177 casos até o dia 14 de abril deste ano. Já de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017 foram identificadas 1.777 pessoas com a doença.

Em João Pessoa, segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 909 casos até o dia 31 de março de 2018.

Ainda assim, apesar de toda incidência, a Secretaria de Estado da Saúde ainda não considera surto. “A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que não se trata de uma doença de Notificação compulsória, no entanto o monitoramento para acompanhamento sugere que o número elevado tem característica de surto, porém está dentro do esperado para o período”, diz a nota enviada à Rede Tambaú de Comunicação.

Prevenção – A Secretaria chama atenção para as medidas de prevenção da doença, lavando as mãos e evitando locais fechados e aglomerações para que não haja transmissão. A secretaria também lembra que somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Ao início de qualquer sintoma, deve-se procurar uma unidade básica de saúde para receber os primeiros cuidados.

Fonte: Portal T5