Chuvas derrubam 12 árvores em Campina Grande e cidade entra em alerta máximo

Caso mais grave ocorreu em frente ao Hospital Antônio Targino, onde dois carros estacionados foram atingidos e parte da rede elétrica danificada com a queda de uma árvore (Foto: PMCG/Divulgação)

Pelo menos 12 árvores caíram em Campina Grande nesta quarta-feira (24) em decorrência das chuvas e ventanias registradas na cidade no período da manhã, segundo informou a Prefeitura da cidade. Por isso, o órgão determinou alerta máximo na cidade.

O caso mais grave ocorreu em frente ao Hospital Antônio Targino, onde dois carros estacionados foram atingidos e parte da rede elétrica danificada com a queda de uma árvore, por volta das 10h da manhã desta quarta-feira.

A Secretaria de Serviços Urbanos de Campina Grande (Sesuma), a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, receberam os comunicados das ocorrências no bairro da Estação Velha, no Canal de Bodocongó e também no bairro do Catolé.

Em função destas ocorrências, a superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) isolou algumas vias para retirada das árvores. Não foi constatada nenhuma vítima, apenas alguns transtornos e danos materiais.

A coordenadora do Meio Ambiente, Denise Sena, informou que toda cidade está sendo monitorada e, caso se constate algum risco, as pessoas devem ligar para a Sesuma, através dos números 3310-6115, 3341-0600, Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil.

Árvores antigas

O secretário de Serviço Urbanos e Meio ambiente, Geraldo Nobre Cavalcante, disse que já havia alertado este risco, diante da imensa quantidade de espécies antigas, plantadas de forma errada.

“ Não se pode plantar uma muda com menos de 50 centímetros de fundura, e também a escolha da planta é fundamental. A maioria dos acidentes é provocada por algarobas, espécie genuinamente rural que de forma equivocada foi trazida para a zona urbana. Temos substituído e transplantado algumas, mas infelizmente ainda temos milhares”, afirmou.

Mudanças de rotas

Equipes da STTP informaram que os problemas gerados com as chuvas ocasionaram a interdição de via no canal de Bodocongó e na rua Delmiro Gouvêia, do Hospital Antônio Targino, para retirada de suas árvores que caíram. Por conta disso, as linhas de transporte coletivo, das rotas 263B e a 660 foram afetadas com o desvio necessário para complemento do itinerário. Na tarde desta quarta-feira, a situação já havia sido normalizada.

Fonte: