Hospitais terão que explicar problemas com geradores em apagão na PB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) confirmou ao Portal Correio, na sexta-feira (23), que vai convocar a direção dos hospitais do estado na próxima semana para discutir sobre a manutenção dos geradores que não funcionaram imediatamente no Hospital de Trauma de João Pessoa, após o apagão que atingiu o Norte e o Nordeste do país na quarta-feira (21). Segundo a titular da Primeira Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, Maria das Graças Azevedo, a medida será tomada para evitar outros possíveis transtornos, não só no Trauma da Capital, mas em todos da Paraíba.

“Na próxima semana faremos essa audiência com os principais atores envolvidos para tratar desse grave problema”, disse Maria das Graças, sem especificar uma data para essa audiência.

Devido à falta de energia elétrica, houve uma sobrecarga no gerador do Hospital de Trauma de João Pessoa, ocasionando alguns transtornos. Com isso, pelo menos as enfermarias ficaram sem o funcionamento de aparelhos de ar-condicionado e alguns pacientes tiveram que ser conduzidos para locais com mais ventilação. O setor de comunicação do hospital não informou quanto tempo durou o problema, mas ressaltou que setores de cuidados mais especializados como a Unidade de Terapia Intensiva não foram afetados e permaneceram funcionando normalmente.

Apagão

Várias cidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil ficaram sem energia elétrica nessa quarta-feira (21). O apagão começou por volta das 16h. De acordo com nota do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um problema na usina de Belo Monte, no Pará, deixou as regiões sem luz, além de ter provocado caos no trânsito, no abastecimento de água e na telefonia na Paraíba.

Fonte: Portal Correio