Ministério retira motobombas que garantem vazão da água do São Francisco na Paraíba

O Ministério da Integração Nacional confirmou na segunda-feira (21) que vai reposicionar os quatro conjuntos de motobombas que estão atualmente no eixo leste da transposição do São Francisco para o eixo norte da transposição. O objetivo é fazer a água chegar mais rápido em Fortaleza-CE, que também vive crise hídrica. Mesmo com a retirada das bombas, a promessa é de que a vazão da transposição para a Paraíba vai ser mantida. Geraldo Alckmin falou à TV Correio.

O Segundo o ministério, a mudança de localização das bombas vai beneficiar 7,1 milhões de pessoas que vivem nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

“Hoje, os equipamentos disponibilizados pela Sabesp ao eixo leste do São Francisco estão no município de Sertânia-PE. Depois de terem agilizado o enchimento das barragens naquele eixo, eles ainda serão utilizados na manutenção das estruturas, que estão em fase de pré-operação. Em seguida, as máquinas serão transportadas para o eixo norte e poderão ser instaladas ao longo dos 15 reservatórios do trecho, de acordo com o avanço das águas do Rio São Francisco. A previsão é de que o deslocamento das motobombas ocorra em até 90 dias”, informou o ministério.

Assista à entrevista do governador de São Paulo Geraldo Alckmin ao Correio Debate, da TV Correio.


Correio Debate - Bombas cedidas pelo governo de... por tvcorreio

Fonte: Portal Correio