Afink promove capacitação com professores da rede pública em Solânea

A Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente (Afink) de Araruna, deu sequência as suas atividades de prevenção às drogas nas escolas através do Projeto PARE (Prevenção, Ajuda e Reabilitação de Usuários de Entorpecentes) na cidade de Solânea, com a capacitação voltada para os professores da rede pública do Estado e Município.

O encontro aconteceu no Cine Teatro Municipal e foi aplicado em dois turnos pela professora Vera Periassú, voluntária do projeto. Uma das principais discussões foi sobre a realidade das escolas na atualidade. O evento, que durou mais de duas horas, serviu para debater assuntos de prevenção e de situações adversas relacionadas às drogas. Para o coordenador do projeto aqui no Brasil, Luís Carlos, o objetivo é tratar o problema como prioridade. “O Projeto PARE tem o objetivo de levar às escolas a discussão sobre o tema que muitas vezes fica em segundo plano, isso pela própria falta de estrutura oferecida aos educadores e que muitas vezes se deparam com situações que não sabem como reagir. Por isso, estamos levando essa discussão para dentro das escolas, trabalhando com alunos, educadores e pais”, destacou Luís Carlos.

A próxima etapa na cidade será voltada para os pais de alunos. Na semana passada em parceria com a secretaria de Saúde foi realizado um encontro voltado para os alunos da rede pública.

A cidade de Casserengue é a próxima a receber o projeto. A equipe já esteve no município aplicando uma pesquisa de conhecimento com os alunos das escolas municipais para levantar dados relacionados ao conhecimento dos estudantes sobre as drogas. Já o encontro com os alunos está com data marcada para o dia primeiro de setembro, com o apoio da Secretaria de Educação do Município.

Fonte: Focando a Notícia