5 recursos que o Android Oreo traz que o iOS 11 ainda não tem

O Android Oreo começou a ser liberado para celulares de forma oficial nesta semana, e como já é tradição, chegou o momento de compará-lo com o iOS 11, que já está em fase avançada de testes e deve começar a ser liberado dentro de pouco tempo.

Veja abaixo os recursos que o novo Android traz que o iOS ainda não proporciona.

Canais de notificações

A ideia deste recurso introduzido no Android Oreo é dar liberdade ao usuário para controlar suas notificações. Mais do que permitir que um app tenha acesso à área de notificações é possibilitar escolher como ele terá acesso a tal espaço.

Com isso, o mesmo aplicativo poderia exibir notificações diferentes. Um amigo te marcando em um post do Facebook, por exemplo, pode ter acesso a tudo que uma notificação pode oferecer, com som, vibração e tudo mais. Ao mesmo tempo, alguém comentando em algum post do qual você participou pode ser relegado a um espaço menor na “cortina” de notificações, sem qualquer barulho ou sequer um ícone de alerta.

Soneca nas notificações

Outra função relacionada a notificações introduzidas com o Android Oreo é a possibilidade de controlar quando algum aviso irá aparecer para você.

Suponha que você recebeu uma notificação lembrando que você precisa pagar a conta do celular naquele dia, mas você está no trabalho e não tem tempo de abrir o site do seu banco. Em vez de dispensar a notificação e correr o risco de esquecer de fazer o pagamento, você pode agendar um horário para que o alerta retorne ao seu aparelho.

Picture-in-picture no celular

O iOS introduziu o Picture-in-picture há alguns anos, mas o problema é que o recurso é restrito ao iPad. A limitação até faz algum sentido, já que a tela maior do tablet proporciona mais espaço para uma janelinha flutuante não interferir tanto na experiência de uso dos outros apps. No entanto, talvez seja uma boa ideia deixar para o usuário decidir se vale a pena assistir a vídeos sobre outros apps.

É o que o Android Oreo faz. Vários celulares Android já contavam com o recurso, mas pela primeira vez ele é nativo do sistema operacional. Com isso, você pode assistir a algum vídeo no YouTube ou na Netflix enquanto faz alguma outra coisa por meio de uma janela flutuante.

Liberdade para gerenciamento de ícones

Para a Apple, todos os aplicativos devem ter ícones quadrados com cantos redondos. O Android Oreo, por sua vez, está colocando na mão do usuário a definição do formato dos ícones com o novo recurso de ícones adaptáveis.

A ideia é que o dono do celular poderá escolher se quer o ícone quadrado, redondo, quadrado com cantos redondos, em formato de gota ou livre para que cada app tenha o formato que quiser. Para isso, o Google criou uma série de mecanismos para que os desenvolvedores preparem seus ícones para aparecerem da melhor forma possível nestes diversos formatos.

Preenchimento de senhas

Com o Android Oreo, existe a possibilidade de não preencher mais senhas em aplicativos. O recurso se chama Autofill API, e funciona para preencher automaticamente campos sem precisar de intervenção do usuário, o que abre espaço para que gerenciadores de senha funcionem de uma forma mais prática no Android.

O iOS tem algo parecido, mas é muito mais limitado e restrito a poucos aplicativos, funcionando muito melhor com as senhas do Safari na web.

Fonte: olhardigital