Depois de meses de espera e ansiedade, as águas do rio São Francisco finalmente chegaram à bacia do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão).
A informação foi confirmada pelo presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), João Fernandes.
Segundo João, a chegada da água à bacia do açude ocorreu na madrugada desta quarta-feira (13), por volta de meia-noite, e foi agilizada graças às chuvas registradas ontem na região do Cariri, especialmente entre os municípios de Caraúbas e Cabaceiras, onde as precipitações atingiram a marca de 44 milímetros em pouco mais de duas horas.
Apesar disso, ainda não há previsão de quando a água do São Francisco, que chegou ao açude com uma vazão ainda pequena, vai se encontrar com a água que já estava armazenada em Boqueirão, atualmente com apenas 3% de seu volume total.
Para que isso ocorra, segundo o presidente da Aesa, as águas do São Francisco ainda precisam percorrer cerca de 16 quilômetros até a área onde está concentrada a pouca água que ainda resta no reservatório.
“Quando a água entra na bacia do açude o perfil agora é outro. A inclinação do solo é muito menor e a velocidade com que a água vai chegar ao espelho d’água vai ser reduzida”, explicou João, ao ponderar que o encontro das águas ainda demandará algum tempo.