A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) divulgou, na manhã desta quinta-feira (30), que a distribuição de água poderá ser suspensa em quatro localidades do estado caso a barragem de Acauã não seja recarregada por chuvas nos próximos 30 dias. Se ocorrer, a suspensão no serviço será por tempo indeterminado.
De acordo com a Cagepa, a medida afetaria as cidades de Itatuba, Ingá e Juarez Távora, além do distrito de Zumbi. A empresa estatal explica que por causa da escassez de chuva o volume da barragem de Acauã, que atende a essas localidades, vem sendo reduzido, dificultando a captação de água para atender às comunidades.
“A estrutura de captação flutuante já foi deslocada por várias vezes, sendo inviável um novo deslocamento da captação. Sendo assim, caso não haja ocorrência de chuva que proporcione a recarga da barragem de Acauã nos próximos 30 dias, a distribuição de água poderá ser suspensa por tempo indeterminado”, diz o comunicado.
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a barragem de Acauã, que fica situada em Itatuba, tem capacidade para 253.000.000 metros cúbicos, mas atualmente só está com 14.154.603 metros cúbicos, o que representa apenas 5,6% do volume máximo.
Tags: CAGEPA, Seca, Falta de Chuvas, Barragem de Acauã, Paraíba, Falta de Água