Águas da Transposição chegam à última elevatória e devem inundar o Boqueirão

As águas do Rio São Francisco chegaram nesta terça-feira (28) até a Estação Elevatória EBV-6, a ultima antes de entrar em território paraibano. Nesse ponto a água fica a aproximadamente 30 km do território paraibano.

A previsão da chegada desta água na Paraíba é de 9 de março, inundando o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão.

Assim que esta estação começar a operar, vai bombear a água que seguirá apara mais dois reservatórios, até o túnel que dá acesso ao município de Monteiro, na Paraíba.

A previsão inicial do ministro da Integração Nacional Helder Barbalho, era que s águas da transposição do Rio São Francisco iriam chegar à cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, no dia 28 de fevereiro deste ano, na terça-feira de Carnaval. Antes, a última previsão do Ministério era de que as águas da transposição iniciada em 2007 chegassem à Paraíba em abril.

Dnocs –Pela previsão do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) as águas do Eixo Leste da tranposição podem chegar ao açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, no dia 30 de março. A chegada da água em Monteiro também deve acontecer um dia antes do prazo estabelecido pelo Ministério de Integração, que antes seria até dia 6 de março.

Segundo o coordenador do Dnocs na Paraíba, Alberto Batista, a previsão inicial era de que, depois que a água chegasse em Monteiro, ela levaria de 30 a 45 dias para chegar em Boqueirão, pois ainda precisa passar pelos açudes de Poções, Camalaú e pelo Rio Paraíba. Entretanto, com as chuvas e a melhora na condição do leito do Rio Paraíba, o Dnocs acredita que a água leve de 25 a 28 dias para chegar em Boqueirão.

Depois de chegar ao açude de Boqueirão, a água vai perenizar o Rio Paraíba e seguir para as barragens de Acauã e Araçagi. Segundo o coordenador do Dnocs, depois a água ainda vai seguir para um perímetro irrigado que está sendo criado na região do município de Sapé, na Paraíba.

Fonte: PB Agora

Tags: Transposição do Rio São Francisco, Paraíba, Açude de Boqueirão, Monteiro - PB