Rede Globo denuncia abandono dos cemitérios de Guarabira

Uma reportagem da TV Cabo Branco, afiliada a Rede Globo na Paraíba, mostrou, na manhã desta quinta-feira (9), o abandono, por parte do poder público, de cemitérios por todo o Estado. Em Guarabira, a situação é ainda pior, além da falta de manutenção e limpeza não há mais jazigos disponíveis.

Uma das pessoas ouvidas na reportagem foi a costureira Lindinalva Ricardo da Silva que denunciou que há – até – pés de milho no Cemitério Bom Jesus. Ela reclamou da dificuldade que os visitantes têm de se locomover entre os jazigos.

“Não há canto para a gente passar está limpo, tem covas que tem até pé de milho”, disse à reportagem.

A dona de casa Maria de Lourdes disse que para visitar o cemitério deve usar calças compridas pela quantidade de carrapichos e alertou que com o aumento das chuvas o mato cresce e os problemas se agravam.

Não foi a primeira vez que os cemitérios da Rainha do Brejo são alvos de denúncias de moradores. No inicio desse ano, por exemplo, o Nordeste1 denunciou problemas graves na infraestrutura do Cemitério Bom Jesus relacionados às obras no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima.

Segundo informações trazidas pela reportagem da TV Cabo Branco, no cemitério há 1800 túmulos e não há mais capacidade para novos jazigos.

O Secretário de Infraestrutura Marcos Diogo explicou que a manutenção e capinação nos cemitérios acontecem eventualmente. “A manutenção é periódica e permeante, temos o pessoal que trabalha lá, os coveiros, e eventualmente a secretaria faz uma limpeza geral, como no dia de finados onde feito uma reforma, uma pintura”, disse.

Ele ainda atribuiu a responsabilidade de limpar os jazigos às famílias. “Muitos dos trabalhos de limpeza dos túmulos fica à cargo das famílias”, explicou o secretário.

Marcos Diogo informou que um novo cemitério será construído em Guarabira, no conjunto Mutirão, e que o processo está em fase de licitação.


Tags: Rede Globo - Guarabira - PB - Cemitério - Reportagem - Municípios -

Fonte: nordeste1