A Audiência Pública aconteceu a manhã do dia 27 de abril no Ginásio de Esporte da Escola Maria de Lourdes e contou com a presença maciça da população.
O assessor jurídico da Prefeitura Oton Dantas presidio a mesa que foi formada pelo Prefeito Constitucional Luis Carlos (Carlinho); o Comandante do Batalhão da Polícia Militar Sr. J. Ferreira; o delegado de Solânea Dr. Ilamilton Simplício, O representante da Juíza da Comarca de Arara o Sr. Joabe; O presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Chiquinho; o Pároco da igreja católica o Pe. Fabiano; os pastores das Igrejas Evangélicas Pr. Dairson e Pr Jean; o representante do Governo do Estado Sr. Erike; entre outras autoridades.
Foram facultadas a palavras a cada um deles antes de abrir as perguntas e sugestões ao público. Todos re-afirmaram o compromisso de re-estabelecer a paz e ordem no município de Casserengue, o delegado Dr. Ilamilton afirmou que muitos destes casos que andam acontecendo em Casserengue estão ligado direta ou indiretamente ao tráfico de drogas e frisou que é preciso não só aqui em Casserengue mas como em todo Brasil, estabelecer um nova política de combate ao tráfico de Drogas, pois a atual política de Guerra as Drogas tem fracassado "é o mesmo que enxugar gelo" afirmou delegado, pois prende-se o nº1 do trafico hoje e amanhã outro ocupa o seu lugar.
Foi destacado a importância de que a população passe a utilizar o Disque Denuncia através do 197, que é uma ferramenta importante e que a denúncia acontece de maneira anônima resguardando a identidade do cidadão.
Também foi cobrado mais rigor por tarde do poder judiciário, pois muitas vezes a polícia prende os meliantes, mas rapidamente eles estão nas ruas novamente. O representante da juíza da Comarca de Arara falou sobre como juíza é conhecida por suas atitudes rigorosas (mão de ferro) e que a população podia ficar tranquila em relação a isso.
As falas foram facultadas a população que cobrou e reivindicou mais atuação das polícias no município de Casserengue tanto na zona rural quanto na zona urbana.
Após ouvir todos os que se dispuseram em fazer suas reivindicações, o relatório final ficou basicamente assim:
1. Criar o conselho municipal de Segurança Pública;
2. A criação da Guarda Municipal (Apesar do Prefeito Carlinho afirmar que não há recurso no momento para isso.);
3. Solicitar as autoridades competentes o aumento de efetivo, já que Casserengue tem hoje mais de 7 mil habitantes e apenas uma viatura e 2 polícias em seu efetivo;
4. A compra de um aparelho celular com um chip da VIVO para que a população possa melhorar o contato com a polícia;
5. Instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos para o monitoramento e possíveis flagrantes;
6. O aumento das rondas policias durante o período noturno;
7. Novas audiências públicas, que possam acontecer bimestralmente.
Esse foram os pontos principais discutidos na Audiência Publica sobre Segurança em Casserengue
Fotos:
Tags: Audiência Pública - Segurança Pública - Casserengue - PB - Casserengue Notícias - Polícia - PB