Secretaria de Cultura e Turismo de Cuité divulga nota sobre o Projeto Caminhos do Frio

Elogiamos o levante sobre a “inclusão de Cuité no Caminhos do Frio” e, por se tratar de um assunto cultural relevante, com a devida permissão, passamos a discorrer alguns comentários sobre o assunto. “O Roteiro Turístico-Cultural Caminhos do Frio” é um projeto realizado por um fórum fechado (Fórum do Turismo Sustentável do Brejo da Paraíba) formado pelas cidades do Brejo: Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Areia, com o apoio do Governo do Estado da Paraíba e de outros parceiros importantes, a exemplo do SEBRAE-PB e do BNB, portanto, não é uma ação direta do Governo, mesmo contando com o seu apoio.

Nesse caso, para a inclusão da nossa querida Cuité, seria necessária que um dos municípios associados ao referido fórum propusesse a admissão em uma das suas assembleias. A partir daí, o Município apresentaria a sua proposta para ser inclusa no roteiro já existente.

Vale salientar que, essa proposta de inclusão já foi apresentada para estudo, através dos esforços e atuação do Conselheiro Estadual de Cultura, e cuiteense Dimas Ribeiro, com apoio irrestrito do Conselheiro do Brejo – o Alagoagradense Severino Antonio (Bibiu), fato amplamente divulgado e enfatizado principalmente nas reuniões realizadas em Alagoa Grande-PB, onde na oportunidade comemoravam-se os 30 anos da Morte de Margarida Alves, onde foi aprovada uma moção de apoio por parte do Colegiado Estadual de Cultura, e reiterada por ocasião da Odisseia Cultural realizada em: 04.12.2013, quando o Secretário Chico César e Conselho estiveram em Cuité, dos quais a resposta sempre foi positiva, ou seja, o Conselho e o Governo são favoráveis ao pleito, porém, só o fórum pode expandir o seu projeto.

Outrossim, registramos também que, a Prefeitura Municipal de Cuité, por sua Prefeita Euda Fabiana, e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por seu secretário Jeancarlo Sousa também são entusiastas dessa ideia, inclusive mantêm essa articulação ativa, reiterando a proposta sempre que há espaço nos fóruns de discussão. Reiteramos assim, a nossa vontade, o nosso empenho, e o nosso compromisso para com as ações e projetos que visam desenvolver a cultura, o turismo, a economia solidária e o bem estar do nosso povo.

Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo.

FÓRUM DE CULTURA DO TERRITÓRIO DO CURIMATAÚ E SERIDÓ.


Fonte: Focando a Notícia