Assentadas de Areia realizam intercâmbio para conhecer experiência desenvolvida em Assentamento de Massaranduba

O grupo “Mulheres unidas para vencer”, formado por 20 agricultoras do Assentamento Socorro, localizado no município de Areia, região do Brejo paraibano, realiza na manhã desta sexta-feira, 30, um intercâmbio para conhecer a Unidade Demonstrativa localizada no Assentamento Imbiras, em Massaranduba, onde há dois anos funciona o grupo “Sabor do campo”, formado por homens e mulheres, que produz e comercializa produtos de panificação. O intercâmbio será realizado pela COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), que presta assessoria técnica, social e ambiental aos agricultores dos dois assentamentos, com o apoio da Prefeitura Municipal de Areia.

De acordo com Rosângela Mota, técnica que acompanha o Assentamento Socorro, o grupo formado pelas mulheres realizou, no final do ano passado, um curso de beneficiamento de banana, fruta bastante comum na região do Brejo, e será beneficiado em breve com a implantação de uma Unidade Demonstrativa para que comecem a produzir o que aprenderam durante o curso, entre eles, balas, doces de corte, doces cristalizados, brigadeiros e banana chips.

Embora as mulheres do Assentamento Socorro pretendam trabalhar com banana e o grupo que irão visitar produza bolos, biscoitos e pães, entre outros produtos de panificação, elas estarão adquirindo experiências sobre a divisão de tarefas dentro do grupo, organização de trabalho, produção e comercialização, como explicou Rosângela, que estará presente ao intercâmbio juntamente com o técnico em agricultura, Josino Felipe.

Na Unidade Demonstrativa, as assentadas ouvirão o relato dos integrantes do “Sabor do campo” sobre a origem do grupo e, entre outros assuntos, as dificuldades que encontram para comercializar os seus produtos no mercado. Dos técnicos que acompanham o grupo do Assentamento Imbiras estarão presentes ao intercâmbio a assistente social Ana Cristina de Oliveira e o técnico em agropecuária Gustavo Queiroz.


Fonte: Facebook ' www.facebook/coonap.ates