A população de Esperança, no Agreste paraibano, enfrenta um surto de diarreia que se intensificou nesta terça-feira. Desde o último domingo (02), foi registrado com auxilio de uma pequena enquete nas nesta rede social, mais de 80 casos.
A baixa qualidade da água consumida pela grande maioria da população seria a causa dessa alta incidência de diarreia. A cidade é abastecida pelo barragem de Vaca Brava, por poços artesianos e cisternas construídos, principalmente, na zona rural. O fato é que nos três casos a água pode está contaminada por coliformes fecais e imprópria para o consumo humano resultando nesse surto.
A população consome a água sem tratamento e mesmo recebendo gratuitamente o hipoclorito (substância para tratamento da água). Isso acaba comprometendo a qualidade da água e a saúde da população
A situação de surto de diarréia já está sendo registrados em cinco estados brasileiros, (Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba). Na Paraíba ainda não se sabe o número de municípios atingidos pelo surto, espera-se que a atenção básica, vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental trabalhem em conjunto, para tentar prevenir, diagnosticar precocemente e tratar adequadamente todos os casos.
Fonte: Por: Rodolpho Raphael – Via: Facebook/ANDRADE NOTICIAS
Fonte: Por: Rodolpho Raphael – Via: Facebook/ANDRADE NOTICIAS