Estudantes de Engenharia Elétrica da UFPB desenvolvem robôs

Os estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e monitores da Estação Ciência Cabo Branco, Gabriel Dalmolin e Thiago Nóbrega, desenvolveram o mascote Wall-e GT, protótipo inspirado no personagem-título da animação da Disney-Pixar, para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) do ano passado.

Neste ano, eles estão desenvolvendo sua namorada, a Eva, para ser a mascote da OBR que ocorre no próximo dia 15, conjuntamente com a 2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB (www.feiradeeletrica.com), que ocorre nos dias 14 e 15 de junho, na Estação Ciência Cabo Branco. "Queremos que a Eva tenha mais interação com os visitantes do que o Wall-e. Para isso planejamos programá-la com sensores de infravermelho. O seu primeiro acionamento será pelo som, quando esperamos que ela possa responder aos comandos de voz do público", adianta Gabriel Dalmolin.

Além de Eva e do Wall-e GT, também estarão em exposição robôs POLOLUs e BRAÇOS MECÂNICOS automáticos. Estes serão apresentados por alunos de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR) e por alunos de escolas de ensino médio de João Pessoa na 2ª Feira de Ciência de Engenharia Elétrica. Por exemplo, Gilvan Alves, aluno de Engenharia Elétrica, construiu um sistema com o POLOLU para ser capaz de agir quando todos os sistemas de controle de resfriamento de um reator em uma usina nuclear falharem. Já os BRAÇOS MECÂNICOS serão utilizados para tarefas de deslocamento automático de pequenas cargas entre torres (jogo conhecido como Torre de Hanoi), conforme explicação do professor Protásio, coordenador da

Fonte: Clik PB com Assessoria