Adutora Araçagi-Mamanguape vai beneficiar mais de 40 mil pessoas

O governador Ricardo Coutinho assinou, nessa quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, a ordem de serviço para a construção da adutora Araçagi-Mamanguape. Serão investidos mais de R$ 30 milhões na construção da adutora e ampliação do sistema de abastecimento de Mamanguape, que vão garantir a segurança hídrica para mais de 40 mil pessoas.

Ricardo lembrou que o projeto foi uma reivindicação das plenárias do Orçamento Democrático. Ele ainda explicou que devido ao sistema de abastecimento antigo e ao tamanho da barragem de Jangada, a solução encontrada pelo Governo foi construir a adutora e ampliar o sistema para que a população de Mamanguape receba água tratada e de qualidade.

O governador adiantou que após a conclusão da adutora Araçagi-Mamanguape vai ser possível construir adutoras que vão levar água para Rio Tinto e Itapororoca. “Estamos construindo 750 km de adutoras para resolver o problema vivenciado por vários municípios paraibanos, cujos sistemas de abastecimento são antigos e insuficientes para o número de habitantes”.

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, disse que o projeto representa segurança hídrica para a população. “Essa é uma obra complexa que chega para resolver o problema da falta de água pelos próximos 20 ou 30 anos”, ressaltou Deusdete. A adutora terá 23,9 km de tubos de PVC e ferro fundido, 21.498 metros de rede de distribuição de água, dois reservatórios elevados e uma estação de tratamento com vazão de 200 litros de água por segundo.

A moradora de Mamanguape, Márcia Gomes, falou do privilégio de receber a obra que vai beneficiar a população que há muito tempo sofre com a falta d´água, principalmente com a longa estiagem. “Estou satisfeita com a construção da adutora”, comemorou. A obra vai ser executada pela Cagepa dentro do PAC Estiagem.



Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br