São João 2013: Bananeiras participa do Arraial da PBTur

Quadrilhas juninas e forró pé de serra marcaram o lançamento da programação das festas juninas de 18 cidades da Paraíba, ontem à noite, em João Pessoa. As atrações se apresentaram em um arraial montado em frente ao Centro Turístico de Tambaú e chamaram atenção de turistas e de moradores. A festa que faz parte do calendário de eventos do Estado foi promovida por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Durante o lançamento, os municípios apresentaram as principais atrações para os festejos juninos. Participaram da festa representantes das cidades de Campina Grande, João Pessoa, Bananeiras, Solânea, Cabaceiras, Belém, Baía da Traição, Serraria, Boqueirão, Conde, Bayeux, Cabedelo, Monteiro, Pedras de Fogo, Patos, Monteiro, Alagoa Grande e Santa Luzia.

“A ideia do lançamento é para as pessoas da capital e os turistas tomem conhecimento do que a Paraíba vai oferecer no mês do São João”, explicou a presidente da PBTur, Ruth Avelino. O prefeito de Bananeiras, Douglas Lucena, reforçou a importância do evento. “Trouxemos comida típica, artesanato e material de divulgação da festa junina que será realizada nos dias 21, 22 e 23. Mais uma vez a festa vai contar com artistas que tocam o forró pé de serra. A ideia é demonstrar como valorizamos o São João tradicional”, declarou.

Resgatando as tradições das festas nordestinas, quadrilhas juninas ‘Moleka Sem Vergonha’ e ‘Acauã da Serra,’ ambas de Campina Grande, dançaram no arraial da PBTur.

A presidente da PBTur afirmou que os festejos juninos na Paraíba incrementam em 30% o fluxo de turistas no Estado. Segundo ela, por causa da grande divulgação implementada este ano, a estimativa é de que a ocupação hoteleira apresente alta de 10% em relação ao São João de 2012. “Desde o mês de fevereiro estamos investindo na divulgação dos festejos juninos na Paraíba. Nas feiras por onde passamos vendemos o nosso produto, mostramos painéis gigantes, porque o impacto desta festa na economia destes municípios é muito forte”, afirmou.

Texto: Luzia Santos/JP

Fotos: CODECOM-PMB