O programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Unicef

As escolas públicas pré-selecionadas para o programa Mais Educação, que oferece atividades optativas em período integral, têm até esta sexta-feira (31) para fazer a adesão. O cadastro é feito por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec), do Ministério da Educação (MEC). A meta do governo é atingir 45 mil escolas este ano e 60 mil em 2014.

Programa Mais Educação visa levar educação integral para escolas das regiões mais pobres do País A adesão implica a escolha de até cinco de 70 atividades previstas pelo programa: acompanhamento pedagógico, educação ambiental, esporte e lazer, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura, digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, investigação no campo das ciências da natureza, educação e econômica.

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Ao concluir o processo online no Simec, a escola encaminha as informações à secretaria de Educação do município ou do estado, que fica responsável por fazer as correções e adequações, a serem validadas pela escola.

De acordo com a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, a partir deste ano haverá atividades de acompanhamento pedagógico especializadas, como orientação de estudos e leitura. “Nosso objetivo é que, todos os dias, a criança tenha, preferencialmente, uma hora e meia de atividade intelectual significativa, com ampliação do tempo em que ela está debruçada sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula, pensando em leitura, escrita e cálculo”.

Mais Educação

Criado em 2008, o Mais Educação tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas. A área de atuação do programa foi demarcada para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), situadas em capitais e regiões metropolitanas, sendo a maioria dos alunos são atendida pelo Bolsa-Família.

O programa tem como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e utiliza os resultados da Prova Brasil. Nesses estudos, destacou-se o uso do Índice de Efeito Escola (IEE), indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando informações socioeconômicas da cidade onde a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Atualmente, o programa está presente em 32 mil unidades de ensino – 10 mil em áreas rurais. O Mais Educação amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7h diárias e garante aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.

Para garantir a democratização do acesso ao esporte às crianças e jovens brasileiros, o Ministério do Esporte firmou parceria com o programa Mais Educação e duplicou o atendimento do Programa Segundo Tempo (PST), inserindo definitivamente uma proposta de esporte na escola, integrada ao seu projeto pedagógico. Com a concretização da parceria, o atendimento anual do PST deverá dobrar, alcançando mais de dois milhões de alunos beneficiados.

Fonte: Ministério da Educação