A Secretaria Municipal de Agricultura realiza "Dia de Campo no Sítio Cabeçudo"

A reunião foi realizada no sítio Cabeçudo, mais precisamente na Casa de Dona Maria Nazaré. Compuseram a mesa o Prefeito Constitucional o Sr. Luís Carlos (Carlinho); o Secretário de Agricultura o Sr. Raniere (Roninho); o Extensionista da EMATER local o Sr. Francisco, O Assessor da EMARTE local o Sr. José Carlos; o Coordenador Regional da EMATER - O Sr. Ruy Cavalcante; A Presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rual a Sr.ª Lourdes, o Representante Municipal do Orçamento Democrático do Governo do Estado o Sr. Vanildo; O Presidente da Associação de Agricultores do Sítio "Cabeçudo de Baixo" Sr. Alexandre (Poeta); A Presidenta da Associação de Agricultores do Sítio "Lagedo Grande" a Sr.ª Graça; O Vereador e Presidente da Associação de Agricultores do Sítio "Cabeçudo de Cima" o Sr. Pereira (de Lucemar); Representante da Família que servirá de exemplo de "Quintal Produtivo" a Sr.ª. Angélia; O Presidente da Associação de Agricultores do Sítio "Pedrinha D'Água" e Representante do Projeto Raízes o Sr. José Paulo; A presidenta da Associação de Agricultores do Sítio "Cinco Lagoas" a Sr.ª. Edivânia. O Evento contou ainda com a presença da Turma do PROJOVEM TRABALHADOR trazidos pelo Prof. Gedilson.

A ação contou com a presença maciça de agricultores locais e presidentes de associações e teve como proposta ensinar de que forma as famílias deverão investir a primeira parcela do "Plano Brasil sem Miséria" as famílias cadastradas no Plano Brasil sem Miséria que é um programa do Governo Federal, e tem como objetivo elevar a renda das famílias brasileiras que têm como renda per capta 70 reais por pessoa. As famílias cadastradas no plano que se encaixaram no critérios exigidos, receberam 2400 sendo dividido em 3 parcelas, sendo a 1ª parcela de 1000 reais, que servirá para subsidiar um projeto ligado a EMATER para fazer com que esse dinheiro gere uma renda extra para a família, sendo com criação de animais, com horticuturas ou outras atividades que venha a ser desenvolvida pelo agricultor. Após a comprovação das atividades realizadas pelo agricultor ele receberá as 2 parcelas restante do dinheiro para dá continuidade à suas atividades e aumentar a renda de sua família.

Na ocasião a EMATER escolheu a Casa de Dona Nazaré para servir de exemplo de um "Quintal Produtivo", já que lá há um grande diversidade de produção agrícola e pecuária, além de ter um ótimo aproveitamento de um pequeno espaço e de armazenamento de água. Após a visitação dos agricultores ao "quintal produtivo" foi realizado um sorteio de brindes para os agricultores e agricultoras presentes e logo depois foi servido um lanche.

Confira o áudio das palestras e veja as fotos:


Áudio


Fonte: Da redação.