Cursinho pre-vestibular da UFPB/Bananeiras atrai centenas de estudantes

Estudantes de 17 municípios do Brejo e Curimataú paraibano compareceram ao Campus Universitário de Bananeiras para concorrer a uma das 300 vagas ofertadas pelo Curso Pre-Vestibular Solidário do CCHSA-UFPB. O cursinho é destinado aos alunos que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou tenham sido bolsistas em escolas particulares.

O Projeto que é Coordenado pelo Professor Marcos Barros de Medeiros do Departamento de Agropecuária existe desde 2007 e ja é responsável pela inclusão de mais de 300 estudantes nas universidades paraibanas, entre elas a UFPB, UFCG, UEPB, UFRN, SISU e Particulares. Segundo o Prof. Marcos Barros o Projeto ja beneficia jovens e adultos de diversas localidades, entre elas os municípios de Arara, Belém, Borborema, Bananeiras, Solânea, Casserengue, Cacimba de Dentro, Riachão, Tacima, Serraria, Logradouro, Caiçara, Pirpirituba, e agora mais recentemente Guarabira. Os prefeitos destas cidades já disponibilizam ônibus e outros transportes escolares para o deslocamento noturno dos estudantes.

Esta ação de extensão conta com o apoio da reitoria da UFPB, a partir de um comprimisso especial já firmado pela Reitora Profa. Dra. Margareth Diniz a qual se comprometeu em viabilizar a ação e buscar parcerias para fortalecer e ampliar o raio de atuação do projeto na região. Também o apoio dos prefeitos/as desses municípios em viabilizar transporte escolar e material didático de apoio aos estudantes.

A seleção consistiu em duas etapas sendo a primeira numa prova objetiva com 20 questões de matemática e língua portuguesa e a segunda numa entrevista para a avaliação do questionário sócio-economico e da motivação dos candidatos.

De acordo com o edital, foram ofertadas trezentas vagas para admissão de alunos. Desse total, 190 foram para a comunidade em geral (cota dos municipios); oitenta vagas para cota adicional para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” (Cota UFPB); trinta vagas para filhos de professores e servidores técnico-administrativos da UFPB. Em caso de não preencherem as vagas pelos alunos do CAVN, estas serão preenchidas pela demanda de alunos da comunidade extra- universitária.

As matrículas
No ato da matrícula o candidato aprovado e classificado deverá assinar um termo de compromisso concordando com as normas e condições estabelecidas pela Coordenação do Projeto. As matrículas serão realizadas nos dias 27 e 28 de março, no período das 19h às 21h. O início das aulas está previsto para o dia 8 de abril. O curso vai funcionar somente no expediente noturno, nas dependências do Campus III da UFPB, em Bananeiras.

Alimentos Arrecadados
Na ocasião foram arrecadados meia tonelada de alimentos os quais serão doados às irmãs do Carmelo Sagrado Coração de Jesus e Madre Tereza cujo convento esta localizado em Bananeiras-PB e parte com algumas famílias carentes da região.

Fonte:Marcos Barros para o Focando a Notícia