Confira a 4ª Sessão da Câmara de Vereadores de Casserengue

Estiveram presentes na sessão os seguintes vereadores: Junior Neixa, Boarnerges, Vanderlan, Chiquinho, Maciel de Lourinho, Paulo e Pereira.

A sessão aconteceu em meio a um pequeno público, mas de grande importância para o desenvolvimento do município.


Confira as falas dos vereadores que fizeram uso da tribuna: Clique em "leia mais"

Paulo da Bandinha:
O vereador solicitou ao Prefeito Carlinho que fosse providenciado a construção do esgoto da Rua do Valério na proximidade do campo de futebol, pois o mesmo encontra-se a céu aberto e esta causando muito transtorno as pessoas que ali residem.

Também solicitou que fossem instalados ventiladores nas salas da escola Arthur da Costa Paulo (Arthurzinho), pois as crianças têm sofrido com o calor que faz dentro da sala de aula e ressaltou que isso foi um apelo de sua filha de 5 anos.

Pediu esclarecimentos sobre a merenda escolar que ainda não esta sendo oferecida aos alunos da rede municipal de ensino e destacou que muitas vezes a merenda é a principal refeição que algumas crianças. E por fim fez uma solicitação ao presidente para que a Câmara pudesse funcionar aberta diariamente pelo menos em um expediente.

Boanerges:
O vereador falou da importância da união da situação e oposição dentro da câmara para o desenvolvimento do município. Informou que o Governo do Estado está fornecendo poços artesianos para os municípios, citou como exemplo o município de Solânea que foi contemplado com cinco poços.

Aproveitou a oportunidade para parabenizar o prefeito que vem pagando os salários atrasados do mês de dezembro por categoria. Solicitou que a prefeitura pudesse fornecer material esportivo para os atletas do município, padrões, chuteiras e outros. Também reivindicou a instalação dos ventiladores na escola Arthurzinho e falou da cobertura metálica do pátio que além de esquentar muito ainda pode atrair raios.

Cobrou também implantação de pára-raios nas escolas municipais, para garantir a segurança dos alunos e funcionários. E também cobrou das autoridades competentes a instalação dos laboratórios de informáticas das escolas que ainda não estão funcionando.

Reclamou da sistemática adotada pela Secretaria Municipal de Saúde onde a população precisa acordar de madrugada para marcar um consulta que só será realizada uma semana depois. Também em relação à saúde falou que a demanda de pessoas que ainda procuram os vereadores para se deslocarem para hospitais em Campina Grande e João Pessoa é muito grande, que isso é responsabilidade da Secretaria de Saúde que deve providenciar esse deslocamento, mas que todos continuarão fazendo o trabalho até que essa situação seja resolvida.

Junior Neixa:
Tomando como referências outros municípios onde os ginásios de esportes dispõem de vestiários e banheiros, solicitou ao prefeito que seguisse o mesmo exemplo. Falou da dificuldade de transportar os atletas de Casserengue para outros município, que se a prefeitura não dispusesse de ônibus, que os locasse para realizar esse deslocamento.

Reivindicou ainda a manutenção da estrada que liga o município de Casserengue a Arara.

E o calçamento e saneamento da que fica por trás do conjunto ventania, ressaltou que muitos moradores estão fazendo as fossas em frente das suas casas o que é inadequado solicitou ainda o término da rede de esgoto da rua Aristide Matias conclusão, e que na ocasião fosse utilizados tubos de cimento que são mais resistentes ao longo do tempo.

Lembrou que a festa de emancipação política está chegando agora em abril e que o prefeito não se esquecesse dos artistas da terra, para que eles sejam mais valorizados.

E por fim falou da distribuição de água através Carro pipas do município e do Estado para que haja um igualdade na distribuição por setores, que algumas comunidades estão sendo prejudicadas.

Pereira de Lucemar:

Lembrou do seu pai sempre lutou por água para o município que era conhecido com vereador “Gia” e que iria seguir este exemplo e solicitou a Reforma do olho d’água do cabeçudo que beneficiará as famílias locais e de comunidades vizinhas.

Requereu a reforma da quadra esportiva do cabeçudo.

Parabenizou o time do Botafogo do Cabeçudo que venceu a Copa municipal futebol “Taça José Mendes de Oliveira”.

Na Saúde ressaltou a importância dos carros locados pela prefeitura fiquem no Posto de Saúde (CESPE), para que o carro não fique na casa do proprietário que muitas vezes não atendem adversários políticos.

O Presidente da Câmara de uso da fala aproveitou para esclarecer algumas reivindicações feitas; de imediato atendeu a solicitação do Vereador Paulo em relação ao funcionamento da Casa Legislativa, e determinou seu funcionamento diariamente das 8:00hs às 12:00hs

Presidente justificou a falta de merenda nas escolas, acontece devido a problemas com as licitações das empresas, e informou a merenda já havia sido distribuída que estaria regularizada a partir desta terça-feira (19).

Em relação aos poços artesianos o Vereador Chiquinho informou que os poços que dão água salobra, que é o caso do Município de Casserengue, estão sendo inviabilizando pelo Governo do Estado. O Presidente ainda reforçou que o Prefeito Carlinho já havia solicitado 10 poços artesianos para o município junto ao Governo do Estado, mas burocracia dificulta principalmente em relação à documentação dos proprietários de terras.

O Vereador Chiquinho também aproveitou a oportunidade para esclarecer a situação dos Carros Pipas. Afirmou que já há uma equipe providenciando uma planilha para organizar essa distribuição.

O presidente justificou a ausência da vereadora Naná que esta doente

Vários requerimentos foram aprovados, todos por unanimidade. Veja os principais.

Projeto de Lei enviado pelo prefeito Calinho:
*A contratação de funciona e excepcional interesse público por dois anos, quando essas vagas não possam ser preenchidas pela lista de espera do concurso publico em vigência e para cargos e programas não oferecidos no referido concurso.

*Ajuda de custo para estudantes (universitários de escola pública) carentes que precisam estudar em outros municípios que precisam residir em outro município durante período do curso ou ficar em alojamentos universitários.

*Aquisição de proteção individual dos garis e novas carroças.

*Solicitação da limpeza dos depósitos d’água do município

*Substituição das luzes queimadas e interruptores que oferecem riscos a as crianças ou instalação de fotocélulas nos postes.

*Reforma da estrada que liga o município de Casserengue a Arara

*Instalação de rede wi-fi no recinto da Casa Legislativa

*Complementação do calçamento da rua Durval da costa lira até a proximidade da propriedade de Cesário.

*Complementação do calçamento da rua Pedro Lopes

*Realização de leilão dos veículos imprestáveis da prefeitura e aquisição de novos

*Colocação de pára-raios nas escolas do município

Fonte: Da Redação