Afastada professora da UFPB que aparece em vídeo gritando alunas

A professora de língua portuguesa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que aparece em um vídeo gritando com alunas na sala de aula foi afastada da instituição por um período de 30 dias, a partir desta segunda-feira (11). A decisão foi publicada em uma portaria pela diretora do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), Mônica Nóbrega.

Na semana passada, foi veiculado na internet um vídeo dela gritando com alunas em discussões dentro da sala de aula. Nas imagens, a professora do curso de Jornalismo aparece falando que é doutora, e que a aluna não tem competência. A briga teria acontecido porque a aluna estava lendo um livro de outro assunto que não estava sendo tratado na aula, deixando a professora com raiva.

A estudante paranaense que aparece nas filmagens, Bruna Ortolan, se mudou para João Pessoa no fim do ano de 2012 para estudar. “Estou tentando esquecer o que aconteceu. Continuei vindo nas outras aulas dela, tentei fazer o que ela pediu, parei de ler livros durante a aula dela e ela me tratou normalmente, como se não tivesse acontecido nada. Mas realmente foi difícil”.

Outro vídeo também de alunos de Jornalismo mostram a mesma professora discutindo com outra aluna. As imagens mostram a professora dizendo que as alunas não têm autoridade para fazer reclamações, já que não prestam atenção na aula e que chegam atrasadas. A aluna aparece discordando, dizendo que chegou no horário certo.

Juliana Baltar, que aparece na segunda filmagem, comenta que “os alunos ficam na apreensão, porque nas aulas seguintes ela trata como se nada tivesse acontecido, assim como aconteceu com a Bruna. Ela tem essa diferença de personalidade de um momento para o outro”.

Fonte: G1 PB