Areia: estudantes da UFPB e moradores protestam contra falta d‘água

Os estudantes universitários do Campus da Universidade Federal da Paraíba, em Areia, brejo do Estado, cumpriram a promessa e interditaram, na manhã desta quinta-feira (28), uma das entradas que dá acesso à cidade para protestar contra a constante falta d’água no município.

Aos poucos o movimento vai ganhando a adesão da população local e ganhando volume. Com galhos de árvores, pedras e uma caixa d'água vazia a manifestação interrompeu por completo a entrada da cidade. Ninguém entra e ninguém sai. Quem precisa passar pelo local apoia o movimento. O protesto dos estudantes tem o objetivo de mobilizar o Governo do Estado e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba para que tomem providências a curto prazo, já que na região, o problema nao é climático e sim técnico. Enquanto o protesto acontece na cidade, populares usam as redes sociais para reclamara do descaso. Em uma das postagens uma internauta desabafa. " Edem Costa "A qualidade da água de Areia é horrivel, precismos de uma adutora que foi promettida a "trocentos anos", falta água todos os dias e por incrível que pareça a nossa água tem COR E CHEIRO (ruim). É inacreditável né? O brejo com água pouca e ruim". 

Atualmente a cidade está sendo abastecida por carros pipas, sendo uns alugados pelo Governo do Estado e outros locados pela atual gestão, que já iniciou o mandato tendo que conviver com o problema. Ontem os moradores da cidade de Areia utilizaram as redes sociais para reclamar da água que saia das torneiras. Segundo eles, a pouca água que chegou, além de suja exalava um odor desagradável. Nas últimas semanas os técnicos da Agencia Nacional de Águas no Estado informaram que o Brejo é uma das regiões mais confortáveis com relação a reservatórios de água, o que comprova que o problema não é ausência de água e sim da iniciativa do poder público. Em contato com a reportagem do PB Agora, o deputado estadual Tião Gomes (PSL) informou que já solicitou providências ao Governo do Estado e recebeu a informação que já no mês de março o governador Ricardo Coutinho (PSB) estará assinando uma ordem de serviços para solucionar o problema da fatla d’água. 

“O problema da falta de água em Areia é uma questão secular, pois os mananciais da cidade abastecem todas as cidades vizinhas e isso não é uma questão desse governo e sim dos governos anteriores, no entanto, o governador já se comprometeu a solucionar o problema e assina já no mês de março uma ordem de serviço para iniciar a construção da adutora que vai abastecer os municipios do Brejo, entre eles Areia”, garantiu Gomes.

Fonte: PBAGORA