Agricultores familiares de Lagoa de Dentro são contemplados com recursos do Pronaf Estiagem

Vinte e duas famílias de agricultores do município de Lagoa de Dentro, no Brejo Paraibano, vão assinar nesta quinta-feira (28), em solenidade na Câmara Municipal, às 9h, os contratos de crédito rural da linha de financiamento Pronaf Estiagem, do Banco do Nordeste, numa ação que tem a participação do Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Os agricultores familiares contemplados com os recursos do Pronaf Estiagem recebem assessoramento técnico da Emater. Os recursos são parte de ações de convivência com a estiagem e promoção da inclusão produtiva de agricultores familiares no município.

No ano de 2012, com assessoramento da Emater, foram atendidas 2.199 famílias com um aporte de recursos da ordem de R$ 21.460.258,78, afora os valores que vêm sendo creditados desde janeiro. Os recursos operacionalizados pelo BNB destinam-se à recuperação ou preservação de atividades em municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional.

A maioria dos financiamentos foi destinada à agricultura familiar. Empreendedores urbanos e rurais não classificados como pronafianos também compõem o público desse programa.

Fonte: Secom/PB para o Focando a Notícia