PIB de Casserengue cresce 19,2% e município apresenta média de elevação maior que a do Estado

Casserengue apresentou um crescimento de 19,2% no seu Produto Interno Bruto (PIB) e ficou inserido em um grupo seleto de municípios que teve as maiores variações positivas entre os anos de 2009 e 2010. De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (Ideme-PB), Casserengue teve uma média de crescimento maior até que a do Estado que foi de 11,2%.

O índice de crescimento fez com que o município ficasse entre os cinco que apresentaram as maiores variações positivas do PIB municipal paraibano. Em primeiro lugar neste círculo ficou Boa Vista que cresceu 36,5%.

O município de Casserengue, situado na região do semi-árido paraibano, possui sua base econômica nos Setores Primário e Terciário. Em 2010, o PIB do município cresceu 19,2% devido ao bom resultado da indústria (atividades extrativas), bem como das atividades de alojamento e alimentação e de transporte terrestre.

O projeto do Produto Interno Bruto dos Municípios é desenvolvido desde 1999, em uma parceria entre o IBGE e os Órgãos Estaduais de Estatística e Secretarias Estaduais de Governo. No caso da Paraíba, a instituição parceira do IBGE é o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual da Paraíba (IDEME/PB).

O PIB dos municípios é calculado com base numa metodologia uniforme em todo o país, baseando-se na distribuição do valor adicionado corrente das atividades econômicas de cada Unidade da Federação, pelos seus respectivos municípios.

Com a presente divulgação, o IBGE e o IDEME disponibilizam importantes indicadores, que servirão tanto como ferramenta para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento municipal, quanto para os estudos e análises por parte de pesquisadores e/ou órgãos da sociedade civil organizada.

Redação/Focando a Notícia



Fonte: FN