Inscrições de municípios em programa para farmácias do SUS vão até sexta (13)

Programa vai fortalecer serviços farmacêuticos da rede pública em 453 cidades prioritárias no Plano Brasil Sem Miséria

Municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria com até 100 mil habitantes têm até a próxima sexta-feira (13) para se inscreverem no Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (Qualifar-SUS), que vai investir R$ 17 milhões na aquisição de mobiliários e equipamentos para centrais farmacêuticas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serão 453 municípios beneficiados. Saiba aqui os municípios prioritários do Brasil Sem Miséria. A inscrição deve ser feita no site www.saude.gov.br/medicamentos O Qualifar-SUS, lançado em junho deste ano, tem como objetivo melhorar o acesso dos cidadãos a medicamentos no País, por meio de uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada na rede pública de saúde. Um dos eixos do programa, para o qual estão abertas as inscrições, vai investir na estrutura física, equipamentos, mobiliários e recursos humanos.

“Fortalecer os serviços farmacêuticos no Sistema Único de Saúde vai impactar diretamente na melhoria da qualidade da saúde da população brasileira”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.

O processo de habilitação dos municípios será feito em três fases. Depois de feita a inscrição, pelas prefeituras, serão selecionadas, prioritariamente, as cidades que já aderiram ao Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde (Requalifica UBS), ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e ao Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus).

A habilitação dos municípios será feita com publicação de portaria do Ministério da Saúde e depois de assinatura de termo de adesão. A expectativa do Ministério da Saúde para os próximos anos é ampliar a medida para atingir a totalidade dos municípios listados do Plano Brasil Sem Miséria, além de apoiar os serviços farmacêuticos nas gestões estaduais.

Portal Brasil


Fonte: Focando a Notícia