IBGE detecta mais eleitores que habitantes em Pilõezinhos

O município de Pilõezinhos possui mais eleitores que habitantes. A constatação é da Justiça Eleitoral da Décima Zona, que ainda compreende as cidades de Guarabira e Araçagi.

De acordo com o senso de 2010, divulgado pelo IBGE, o município tem 5 mil 155 habitantes e o TRE divulgou o número de pessoas aptas a votar nas próximas eleições e a cidade de Pilõezinhos aparece com 5.339 eleitores. Portanto, são 184 eleitores a mais do que o número de habitantes. A situação poderá descaracterizar o pleito para prefeito, vice e vereador no município.



A disparidade será comunicada ao TRE – Tribunal Regional Eleitoral. A Justiça da 10ª Zona, que compreende também os municípios de Guarabira e Araçagi, vai requisitar um recadastramento em Pilõezinhos, mas, sabe que esse ano isso não será possível já que os cadernos de votação estão sendo confeccionados.

Por serem cidades próximas (dista uma da outra pouco mais de 6Km), muitos eleitores transferem seus domicílios eleitorais de Guarabira para Pilõezinhos, mas, permanecem residindo em solo guarabirense. Em relação a desigualdade numérica, a Justiça Eleitoral da Décima Zona informa o seguinte: “O eleitor quer for flagrado na ilicitude poderá responder pelo crime de falsidade ideológica”

Da redação, Nacola.net Com: Brejo.com