Região do Brejo receberá Vila Criativa com empreendimentos de gastronomia e artesanato

A partir do mês de março, a estrada para o novo Engenho Triunfo, na região do brejo paraibano, receberá diversos empreendimentos dos setores da gastronomia e do artesanato – será a Vila Criativa Caminho das Flores. Essa é uma das ações que foi desencadeada pelo curso “Formação de Empreendedores em Visão Territorial Sustentável”, oferecido pelo Sebrae Paraíba, que terá uma nova edição a partir do próximo mês de março.

“O curso possibilitou que eu tivesse uma visão mais empoderada com conhecimentos científicos para continuar promovendo o empreendedorismo territorial da região com muito mais segurança”, afirma a sócia proprietária do Engenho Triunfo, que está a frente do projeto da Vila, Maria Júlia Baracho, avaliando a experiência do curso como extremamente produtiva, tanto pelos aprendizados como também pela troca de experiências.

Por meio do curso, busca-se fazer com que as lideranças possam trabalhar melhor os territórios onde se encontram, gerindo-os de forma a alcançar parcerias e organizar estratégias de forma a promover o desenvolvimento das comunidades. O curso é voltado para gestores públicos, lideranças políticas e empresariais, além de empresários e empreendedores em potencial.

O Curso

A ementa do curso conta com oito módulos, que discutirão os temas: território e o desenvolvimento local; rede empresarial local e regional; capital social e capital humano; criatividade e empreendedorismo; governança e competitividade; liderança; o papel das novas tecnologias da informação e comunicação na competitividade; criação de novas empresas com foco no estímulo ao turismo como fator de desenvolvimento local. As aulas serão presenciais, realizados a cada 15 dias. Além das aulas teóricas teremos exercícios práticas, estudos de caso e três visitas técnicas.

Entre os profissionais de destaque que irão ministrar os módulos estão Tania Zapata, consultora sênior na área de desenvolvimento territorial sustentável, arranjos produtivos locais, planejamento estratégico e desenvolvimento humano, do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH); e Alberto dos Santos Cabral, doutor em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília, que atua nas áreas de desenvolvimento sustentável, planejamento estratégico e construção de cenários prospectivos.

As inscrições podem ser feitas no Sebrae Paraíba, à Av. Maranhão, 983 – Estados, João Pessoa – PB, 58030-261 – (83) 2108-1100.

Fonte: Assessoria Sebrae