Mais de 500 mil paraibanos não sabem ler nem escrever, diz IBGE

No dia nacional da alfabetização, nesta sexta-feira (08), mais de 500 mil paraibanos não têm o que comemorar. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, essa parcela da população da Paraíba não saber ler nem escrever. Os dados são relativos ao ano de 2015.

A maior parte de paraibanos analfabetos está na faixa etária dos 30 as 60 anos. São 493 mil, segundo o IBGE. O número de analfabetos na Paraíba, no entanto, é menor do que o registrado nos estados da Bahia e Pernambuco.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Rede Arapuan, explicou que o maior desafio é executar ações que atraiam os paraibanos em faixa etária avançada para as salas de aula.

“São pessoas mais velhas que estão há muito tempo fora da escola. O projeto educacional tem que ser diferente para as pessoas serem atraídas”, avaliou Trindade.

O diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa, Gilberto Cruz, afirmou que são fornecidas todas as condições necessária para que os alunos permaneçam em sala de aula.

Fonte: MaisPB