Presidente da Cagepa afirma que órgão tem superavit de R$ 20 milhões para investimentos

O presidente da Companhia de Água e Esgotos (Cagepa), Hélio Cunha Lima, disse durante entrevista ao Programa Rádio Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação desta quarta-feira (5), que a empresa tem um superavit de R$ 20 milhões e que serão revertidos, principalmente, em investimentos para melhorar ainda mais a prestação de serviços á população paraibana. Ele explicou que montante foi conseguido graças a politica adotada pelo Governo do Estado na contenção e racionalização de gastos, sem, no entanto, prejudicar o atendimento à população.

Outro ponto positivo destacado pelo presidente da Cagepa é que João Pessoa foi a capital mais eficiente do Nordeste em relação à contenção de perdas de água. O dado faz parte da nova edição do Ranking do Saneamento Básico, organizado pelo Instituto Trata Brasil, com base em números de 2015 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). Em 2015, a capital paraibana registrou uma taxa de desperdício de 37,54%. O outro município paraibano citado na lista, Campina Grande, também aparece com destaque, com índice de 30,69%.

Além de figurar como a que menos desperdiça água no Nordeste, a capital paraibana vem reduzindo esse número ano a ano. “O levantamento mostra que João Pessoa vem reduzindo esse índice, tanto que figuramos como a segunda melhor evolução do País. Caímos quase 11 pontos percentuais nos últimos quatro anos, o que ilustra o bom trabalho da Cagepa nas fiscalizações para combater o uso irracional da água tratada”, comentou Hélio Cunha Lima

De acordo com ele, a perspectiva é que os próximos levantamentos tragam resultados ainda mais positivos. Só em 2016, a Cagepa instalou 41 mil e substituiu 39 mil hidrômetros, iniciou as obras para renovar as redes de distribuição e está reaproveitando a água de lavagem dos filtros para retornar para o sistema, evitando o desperdício, dentre outras medidas.

Em todo a Paraíba, o presidente da Cagepa destacou os grandes investimentos que o Governo do Estado vem realizando com a construção de adutoras para levar água a todas as regiões e com as obras que foram realizadas pelo Governo do Estado para que as águas do São Francisco pudessem chegar à Paraíba. “ O Governo do Estado fez a sua parte para a gente pudesse receber as água do São Francisco”, garantiu Hélio Cunha Lima.

Fonte: Portal Paraíba