Como fazer rocambole de morango

Sabe aquele dia que bate uma vontade de preparar algo gostoso para tomar café da tarde ou mesmo deixar um doce à disposição na geladeira para saborear quando der desejo? Vamos ensina uma receita fácil que não deve faltar no seu caderninho de anotações: Rocambole de Morango.

O rocambole é um bolo ou uma torta, salgado ou doce, em formato cilíndrico feito a partir de uma massa fina enrolada junto ao recheio. Não se sabe a origem exata do prato, mas há relatos de que surgiu na França. Entretanto, há outras versões parecidas de receitas, chamadas de bolo-tronco, que atestam sua história em países como Inglaterra, Itália e Canadá.

Além de combinar com vários recheios de sua preferência e de ser versátil em diversas ocasiões de consumo, não tem nenhum segredo o modo de preparo. O mais importante é que você enrole a massa do rocambole ainda morna. Quando a massa está fria, você tem uma maior probabilidade de quebrá-la.

Ingredientes:

Recheio

400g de morangos
300g de açúcar
10ml de água

Massa

04 ovos
130g de açúcar
70g de Farinha de Trigo Tipo I (sem fermento)
Margarina
Açúcar para polvilhar
Chocolate derretido para decorar

Modo de Preparo:
Passo 1
- Lave bem os morangos, retire o talo e corte em pedaços. Coloque em uma panela com o açúcar, a água e deixe cozinhar, em fogo brando, até desfazer por completo. Deixe esfriar e reserve.
Passo 2
- Ligue o forno a 200ºC. Unte uma forma retangular com a margarina e forre com papel manteiga, também untado. Bata os ovos com o açúcar até ganhar bastante volume. Junte a farinha de trigo aos poucos. Despeje este preparo na forma e leve ao forno por cerca de oito minutos.
Passo 3
- Deixe a massa ficar morna, polvilhe com açúcar e vire sobre um pano de cozinha. Descole o papel manteiga. Cubra o bolo com o preparo de morango e enrole, com o auxilio do pano.
Passo 4
- Leve à geladeira até o momento de servir. Decore o rocambole com chocolate derretido.
Tempo de Preparo: 30 min
Porções: 10
Calorias: 300 kcal/porção

Fonte: clickpb

Tags: Receitas, Rocambole de Morango, Culinária