Pirpirituba: Romaria celebra 99 anos das aparições de Fátima

Centenas de fiéis participaram de uma romaria em comemoração pelos 99 anos da última das aparições de Maria em Fátima, Portugal, ocorrida em 13 de outubro de 1917.

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, a romaria saiu no final da tarde da última quinta-feria, com destino ao Sítio Dois Irmãos, distante três quilômetros do centro da cidade.

“Para nós os cristãos católicos é muito importante celebramos a Santa Mãe de Deus. Aqui em Pirpirituba temos o privilégio desse santuário que existe há 64 anos”, destacou o Padre Demétrio Morais, pároco de Pirpirituba.

Conforme o Padre Demétrio o santuário foi construído em 1952, por Paulo Lucena de Albuquerque, a pedido de Maria Coutinho Lucena, que era mãe do senador Humberto Lucena. Mas, somente em 1993 a Capela foi doada para Diocese de Guarabira por Rubens Guerreiro Lucena, filho de Paulo Lucena.

Um dos filhos de Paulo Lucena foi acometido por tuberculose. Naquela época a doença não tinha cura. Então Maria Hilda Coutinho, muito devota de Nossa Senhora de Fátima, fez uma promessa: se Vinicius ficasse curado seria erguida uma capela no alto da montanha, onde já havia uma imagem.

“Entretanto, Maria Hilda faleceu sem cumprir a promessa. Foi então que Paulo Lucena, mesmo sendo espírita, sabedor da promessa feita resolveu honrar o voto e ergueu a belíssima capela.

Reforma

O Santuário de Fátima está sendo recuperado, graças à iniciativa do Padre Demétrio e a contribuição dos dizimistas. A capela foi completamente restaurada, recebeu nova iluminação e foram melhorados os acessos. “Foram investidos até agora mais de 130 mil reais, graças à perseverança e generosidade dos devotos de Nossa Senhora”, destacou o padre.

Uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima foi adquirida e também dos três pastorezinhos, em tamanho real. Em maio desse ano, inclusive, o bispo de Nazaré da Mata, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, participou de uma romaria, último compromisso seu na Paróquia de Pirpirituba, ainda na condição de Bispo de Guarabira.

“O trabalho vai continuar. Deus tem abençoado muito essa obra e com a valiosa ajuda dos dizimistas nós a concluiremos. Rogo a Deus que, por interseção de Maria, abençoe todos os romeiros e devotos da virgem de Fátima”, afirmou o clérigo. Todos os domingos, às nove horas, é celebrada a Santa Missa no local e, mensalmente, a cada dia 13. Além do Padre Demétrio Morais, também o Padre Paulo Roberto é responsável pelo santuário

“Queremos que esse bonito santuário seja um grande centro de romarias, acolhendo os fiéis que vêm demonstrar todo seu carinho por Maria, nossa mãe e grande estrela da evangelização”, concluiu o Padre Demétrio.

Fonte: portalarara

Tags: Pirpirituba - PB, Romaria, Igreja Católica, Aparições de Fátima, Municípios, Religião