Casserengue participa da mobilização nacional de combate ao Aedes Aegypti

Organizada pela Secretaria de Saúde e demais secretárias do município, nesta quinta-feira (18) aconteceu a mobilização de combate ao mosquito Aedes Aegypti que é o grande transmissor do vírus da dengue, chikungunya e zika.

O mobilização contou com o apoio dos agente de saúde que vistaram residencias de deram orientações aos cidadãos, também alunos da rede municipal de ensino participaram com cartazes para enfatizar a importância de fazer todas as vistorias necessárias em seus quintais e manter o vírus longe de nossa cidade

12715793_985727198185031_6145470765586972339_n

A mobilização faz parte da estratégia do governo federal de combate aos casos de microcefalia, dengue e chikungunya. Ainda em dezembro de 2015 foi decretada situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional para controlar a proliferação do mosquito e para enfrentar as três doenças.

Desde dezembro, mais de 300 mil agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e militares reforçam o combate ao Aedes aegypti nas residências. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, mais de 30% dos imóveis brasileiros já foram visitados. Ao todo, 20,7 milhões, dos 67 milhões de imóveis estimados, receberam equipes para identificação de focos e orientação aos moradores sobre medidas de prevenção ao vetor.

Para acompanhar a situação, o governo federal instalou a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Aedes Aegypti e para o Enfrentamento à Microcefalia. O objetivo é gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao mosquito. A Sala é composta pelos ministérios da Integração, da Saúde, da Defesa, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Secretaria de Governo da Presidência da República, além de outros órgãos convidados. Todos os Estados e o Distrito Federal instalaram suas salas de situação e estão desenvolvendo ações de mobilização e combate ao mosquito.

Fonte: www.casserengue.pb.gov.br/

Tags: Aedes Aegypti, Dengue, Zika Vírus, Saúde - Casserengue, Casserengue - PB