Barragem de Canafístula registra novo aumento no nível e sai da situação crítica

A Barragem de Canafístula, localizada no município de Borborema, registrou novo aumento no nível de água, de acordo com medição da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) feita nesta terça-feira (21). Conforme o novo dado do órgão, o reservatório que abastece também as cidades de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro, Damião, Araruna, Tacima, Riachão e Dona Inês, atingiu 21,3% de sua capacidade total.

Esse novo nível tira a barragem dos quadros dos mananciais em situação crítica e a coloca dentro da lista dos que estão em observação. Atualmente, na Paraíba, 39 reservatórios estão em situação crítica (menor que 5% do seu volume total); 36 estão em observação (menor que 20% do seu volume total); 45 estão com capacidade armazenada superior a 20% e quatro estão sangrando.

No período mais crítico de seca, Canafístula chegou a entrar em colpaso obrigando a Cagepa a abrir o volume morto para conseguir retirar água do local. Agora, dos 4.102.626 milhões de metros cúbicos que a barragem comporta, tem 874.759 milhões.

O alerta, contudo, permanece para que a população continue economizando água. O racionamento também deve continuar já que, mesmo com os dados animadores, o nível de água do manancial ainda está longe de chegar a capacidade total.

Fonte: Focando a Notícia

Tags: Barragem de Canafítula, Municípios, Chuvas, Solânea - PB