Varejo da Paraíba tem terceiro pior desempenho do país em janeiro

O comércio varejista da Paraíba registrou queda de 3% no volume de vendas no mês de janeiro quando comparado com o mesmo período de ano passado. O dado é da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada na sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e coloca a Paraíba na pior posição do Nordeste no desempenho do setor no mês. No país, o estado registrou a terceira maior queda, ficando atrás apenas de Goiás (-5,1%) e Amazonas (-4,6%).

No comércio varejista ampliado (que inclui automóveis, motos, autopeças e material de construção) a queda foi ainda maior (-5,8%). Já na comparação de janeiro sobre dezembro, as vendas registraram crescimento de 1,5%, mas o índice cresceu após o tombo de dezembro (-8,9%).

Em dezembro do ano passado, a queda do setor na Paraíba em comparação com o mesmo período do ano anterior havia sido de 2,8%. “Geralmente janeiro é um mês de queda quando comparado a dezembro devido ao Natal, mas dezembro foi muito ruim e isso influenciou. Na verdade, o histórico dos últimos três meses já é de baixas vendas. As liquidações, que são tradicionais do final de janeiro, já começaram no final de dezembro e seguiram por todo o mês de janeiro”, disse o presidente da Federação das Associações Comerciais da Paraíba, Alexandre Moura.

No mesmo período, a média de crescimento do país foi de 0,8% e o melhor desempenho foi registrado por Roraima, que teve alta de 26% no volume de vendas, seguido do Amapá (18,4%).


Tags: Comercio - Varejo - Desempenho ruim - Paraíba - IBGE

Fonte: G1 PB