Assentadas do Brejo da PB utilizam palha de bananeira para artesanato e meio de renda

O tronco das bananeiras costuma ser descartado por acumular fungos que são prejudiciais ao cultivo, mas para um grupo de agricultoras do Assentamento Esperança, localizado em Areia, onde a fruta é uma das mais cultivadas, a palha extraída do tronco das bananeiras está representando uma possibilidade de geração de renda não agrícola. Para aproveitar o produto, que é abundante na região, a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) realizou com as mulheres do assentamento, no final do mês passado, o curso de artesanato em palha de bananeira.

No curso, as agricultoras aprenderam a transformar a fibra retirada do tronco da bananeira em peças de arte, como caixas, vasos, flores, chinelos e acessórios como brincos, colares e tiaras. Durante as aulas, elas receberam orientações sobre a identificação e preparação do caule da bananeira, preparação das fibras, confecção dos produtos, acabamento,aspectos de comercialização, preservação do meio ambiente, higiene e segurança do trabalho.No primeiro dia, as mulheres aprenderam desde o corte do tronco, seleção da matéria-prima e o preparo das fibras, aplicando as técnicas de separação,secagem e armazenamento.

Nos demais dias, as mulheres, auxiliadas pela instrutora, foram desenvolvendo as peças já com a matéria-prima preparadas por elas mesmas. Os produtos foram desenvolvidos de acordo com o interesse das próprias assentadas. Durante o curso, que teve 40 horas/aula, as mulheres aprenderam a produzir objetos que poderão ser comercializados na região do Brejo, que possui grande potencial turístico e realiza eventos que atraem muitos visitantes.

Para os técnicos da Coonap, que prestam assessoria técnica, social e ambiental ao assentamento, Josino Felipe e Rosângela Mota, no momento da avaliação, as mulheres confirmaram a importância do curso como mais uma alternativa de geração de renda que provém de uma matéria-prima abundante para elas, além das peças terem um alto valor comercial com um custo muito baixo de produção, promovendo uma boa margem de lucro.

Em outubro do ano passado, este mesmo grupo de mulheres realizou o curso de corte e costura, onde aprenderam a confeccionar roupas e artigos de decoração e cujas técnicas estão sendo aplicadas também durante a produção do artesanato.


Tags: Assentadas do Brejo - Brejo Paraibano - Artesanato - Palha de Bananeira - Municípios - Areira - PB

Fonte: