Animais abandonados nas ruas de Sumé vão ser sacrificados

A Prefeitura Municipal de Sumé deverá sacrificar os animais de pequeno porte que estiverem soltos em vias públicas e possuírem enfermidades que podem ser transmitidas aos seres humanos, como raiva ou leishmaniose, de acordo com uma nota de esclarecimento publicada no site do município nesta quinta-feira (12). A decisão foi tomada em uma reunião na última sexta-feira (06), mas outros encontros devem ser organizados para tratar da questão.

No comunicado, a prefeitura explica que essa não será “(…) uma política pública de extermínio indiscriminado de cães e gatos, mas sim, unicamente, o sacrifício de animais doentes que sejam nocivos à saúde humana, desde que haja prévio exame clínico atestado por órgão competente”. O órgão também deixou claro que os animais de maior porte, considerados de serviço e de produção, poderão ir a leilão.


No entanto, a notícia chocou a população paraibana, que repercutiu o assunto de maneira negativa nas redes sociais durante todo o dia. Entre as reclamações, está a preocupação de que os exames comprobatórios não sejam divulgados, tornando assim possível o sacrifício de animais com patologias menos severas por descaso ou erro médico.

Tags: Sacrifícios de Animais Abandonados - Sumé - PB - Paraíba - Municípios - -

Fonte: jornaldaparaiba