MECA NORDESTINA: Com público recorde, eventos religiosos terminam em Campina Grande e organizadores já planejam edição 2016

Terminou nesta terça-feira (17), todos os eventos religiosos realizados em Campina Grande no período do carnaval. Cerca de 150 mil pessoas, de diversas crenças e religiões, participaram dos sete grande encontros ocorridos na cidade durante a festa de momo. Durante o carnaval Campina se transformou numa espécie de “Meca” nordestina, com retiros e peregrinações.

O 17º edição do Encontro para a Consciência Cristã, reuniu mais de 100 mil pessoas, no Parque do Povo, durante os seis dias de realização, segundo estimativa dos organizadores. A 17º edição do evento, organizado pela Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) contou com 26 palestrantes, entre nomesinternacionais e nacionais. Uma livraria e um restaurante também foram montados nos pavilhões. Entre as novidades deste ano, destaques para as pregações dos americanos Justin Peters e Josh McDowell, que inclusive ministraram algumas de suas palestras no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus dentro da programação paralela do evento.

Uma estrutura montada no Parque do Povo recebeu cerca de 10 mil visitantes diariamente, com 17 ambientes. O Consciência Cristã também reservou um espaço para o público infantil.

Entre os eventos paralelos, destaques para o 3º Seminário sobre Literatura, Bíblia e Cristianismo; 15º Encontro para a Juventude; 4º Encontro de Mulheres para uma Consciência Cristã; º Encontro de Liderança numa Visão Cristocêntrica, na Primeira Igreja Batista de Campina Grande; 10º Fórum Campinense para uma Família Sadia; 11º Encontro para uma Consciência Missionária e o 4º Congresso Paraibano sobre Movimentos Religioso E os organizadores do evento já estão com os olhos em 2016. Na noite da segunda-feira, durante plenária noturna realizada no Pavilhão Consciência Cristã, foi lançado o 18º Encontro para a Consciência Cristã, que acontecerá de 04 a 09 de março de 2016 no Complexo do Parque do Povo, em Campina Grande. Vários preletores já foram confirmados para o evento, dentre os quais se destaca o missionário canadense Don Richardson.

Richardson participará da Consciência Cristã pela segunda vez. Além de Don Richardson, outros preletores de renome nacional foram anunciados para a Consciência Cristã 2016. Augustus Nicodemus, Russell Shedd, Hernandes Dias Lopes, Heber Campos Jr., Ciro Sanches Zibordi, Sillas Campos, Geremias Couto, Ricardo Bitun, Jonas Madureira e Solano Portela já estão confirmados para a próxima edição do evento.

O pastor O pastor Euder Faber, presidente da VINAC, fez uma avaliação positiva do evento, e destacou que a edição 2015 superou as expectativas. O evento será encerrado na noite desta terça-feira com a realização da última concentração noturna desta edição.

Crescer – Fé, louvor e oração. Em três dias de evento, o 18º Crescer, o Encontro da Família Católica, realizado em Campina Grande, reuniu um público circulante de aproximadamente 45 mil pessoas. Este ano, o evento organizado pela comunidade São Pio X, aconteceu na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé.

As pessoas que participam do evento destacam potencialidades do Crescer. “Eu gostei, a organização está ótima e o encontro é muito animado”, destacou a postulante das Filhas da Caridade, Tainá Furtado, que participa pela primeira vez do Crescer.

Ana Maria Dias, da Paróquia Sagrada Família, em Campina Grande, falou que foi sensibilizada por uma das pregações. “O Padre Adriano Zandoná na tarde desta segunda-feira me fez refletir bastante. Ele falou pra gente resgatar a oração e buscar Deus em nossa família. Isso foi muito forte para mim”, frisou.

A programação do 18º Crescer foi encerrada na tarde desta terça-feira com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson; e a Consagração das Famílias. Com um dia a mais, a 19ª edição do Crescer já tem data marcada. O evento acontecerá nos dias 6, 7, 8 e 9 de fevereiro de 2016. Dentre as confirmações do evento para o ano que vem está o retorno do Padre Chrystian Shankar, da Diocese de Divinópolis (MG), sucesso na edição de 2015, e uma surpresa prometida pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, para a abertura do encontro. “Para o ano que vem, estamos organizando uma ampliação da projeção nacional do Crescer, além de um aumento nas parcerias com instituições católicas de outros estados para que o evento possa realizar uma evangelização cada vez mais forte”, frisou Gustavo Lucena, coordenador geral do Crescer.

De acordo com a coordenação do encontro, outras confirmações devem ser apresentadas ainda durante o primeiro semestre deste ano. “Estamos realizando algumas articulações que devem ser apresentadas em breve”, frisou Lucena.

Miep - Com 42 anos de história, o Movimento de Integração Espírita Paraibano (Miep) chegou a mais uma edição consolidado. Este ano, o mais antigo evento religioso da cidade, que teve como tema “tema “Justiça Divina, Amor e Misericórdia” aconteceu nas dependências da Escola Estadual da Prata. De acordo com o coordenador do evento, Ivanildo Fernandes, a atividade religiosa ocorrida de 13 a 17 de fevereiro, superou as expectativas. Entre os nomes dos palestrantes, destaques para o espírita Divaldo Pereira Franco.

– Sem desmerecer os outros palestrantes, mas Divaldo é reconhecido pela grande obra assistencial realizada na cidade de Salvador, e pelas obras escritas. São mais de 200 livros de autoria pessoal e psicografados. Ele fará a abertura do evento com um seminário de três horas de oratória – enfatizou o coordenador.

Outros nomes, como o médico Alberto Almeida e a professora Denise Lima, estarão compondo o quadro de palestrantes no evento. Palestras, oficinas e orações marcaram o MIEP 2015.

Amigos do Torá - A comunidade judaica existente em Campina Grande, também teve um encontro próprio para refletir durante o carnaval. A nona e última edição do encontro levou uma mensagem de paz aos participantes. Este ano, o encontro aconteceu no prédio da Secretaria de Cultura, onde funcionou o antigo Museu de Arte Assis Chateaubriand no largo do Açude Novo.

Em sua última edição, o encontro procurou mostrar a visão e as celebrações judaicas. Segundo o presidente da Associação Amigos do Torá Davi Meneses (Davi Ben), o evento foi planejado para ter começou, meio e fim. Segundo ele, o evento cumpriu o seu papel, e agora vai traçar novos rumos. Nova Consciência – Pondo em discussão a temática “Desafios para um mundo possível” e reeditando o sucesso de público de anos anteriores integrado por visitantes do Brasil e do exterior, o 24º Encontro da Nova Consciência, também deixou a sua mensagem de paz.

Contando com o apoio da Prefeitura, o encontro aconteceu no Sesc Centro. Mais uma vez, o evento contou com uma vasta programação que incluiu palestras, grupos de discussão e oficinas, feiras de livros, roupas, utensílios religiosos e artesanato, além de outros eventos paralelos, envolvendo pessoas de todas as idades e segmentos.

Segundo a organização, o Encontro da Nova Consciência, mais uma vez, envolveu pessoas de todas as idades e segmentos, absorvendo uma grande diversidade de ideias e filosofias que buscam, através da fé, o apaziguamento das relações humanas/religiosa. O Encontro da Nova Consciência é um evento único no mundo conseguindo envolver em um período de cinco dias, as maiores personalidades nacionais e internacionais, para a abordagem de temas de interesse da humanidade, exercitando a tolerância, o diálogo Inter-Religioso, o Desenvolvimento Sustentável e Inclusão Social.


Fonte: Severino Lopes/PBAgora