96% dos turistas que visitam a Paraíba desejam voltar ao Estado

As belezas da Paraíba estão cada vez mais conquistando os turistas. Levantamento do Instituto Fecomércio, divulgado nesta sexta-feira (23), revelou que 96,03% das pessoas que visitaram a Região Metropolitana de João Pessoa disseram que desejam voltar. Além disso, 95,71% dos entrevistados indicarão a Paraíba como roteiro de turismo.

Estes números fazem parte da décima edição da Pesquisa sobre o Desempenho do Turismo na Região Metropolitana de João Pessoa. O Instituto Fecomércio ouviu 630 turistas entre os dias 26 de dezembro de 2014 e 13 de janeiro de 2015, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, aeroporto e terminal rodoviário.

Entre as principais razões da escolha da RMJP como destino estão: a beleza das praias, citada por 55,56%; a indicação de parentes ou amigos (52,38%), a visita a familiares ou amigos (43,65%); gostar dos atrativos naturais (16,98%); e pela proximidade com seus estados de origem (14,76%). A propaganda da Paraíba pela Internet (13,02%) e a indicação de agências de viagem (5,87%) também apareceram entre os motivos.

As expectativas dos visitantes após conhecer a Paraíba foram totalmente correspondidas para a maior parte dos entrevistados (70,16%). Para 28,10%, estas expectativas foram superadas. Apenas 1,75% dos turistas tiveram as expectativas abaixo do esperado. Mais uma vez, o turismo de lazer foi o responsável pelo maior número de visitantes: 57,14%, o que representa um crescimento de 0,66 pontos percentuais em contraponto com o ano anterior; enquanto o turismo familiar respondeu por 30,63% das visitas, seguidos pelos que vieram a eventos (4,44%) e a trabalho ou negócios (3,97%).

De acordo com o levantamento, 30,95% dos entrevistados visitaram o estado pela primeira vez e 69,05% afirmaram que já haviam visitado a Paraíba pelo menos uma vez. “Esse resultado é um indicativo de que os turistas estão satisfeitos com o produto turístico oferecido na Paraíba e, na ótica econômica, representa um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista torna-se um espontâneo divulgador dos atrativos da região, indicando-a como roteiro turístico para outras pessoas”, destacou o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros.

O tempo médio de permanência dos visitantes é de nove dias. Os dados mostraram ainda que 16,35% dos entrevistados conheceram também outras cidades do estado além da Região Metropolitana de João Pessoa. Campina Grande foi a mais procurada, com 55,34%. Seguida por Patos (11,65%), Guarabira (9,71%), e Sapé e Solânea (com 6,80% cada).

Pontos mais visitados

O Mercado de Artesanato, com 62,90%, apareceu por mais um ano como o mais visitado. Além dele, foram citados o pôr do sol na praia de Jacaré (60,08%), Estação Ciência, Cultura e Artes (54,61%) e o Farol do Cabo Branco (44,82%). Também merecem destaque o Centro de Convenções (43,88%), o Hotel Tambaú (38,42%), o Parque Solon de Lucena (28,25%), Areia Vermelha (24,67%) e o Centro Histórico (21,85%). Os entrevistados puderam citar vários pontos, por isso a soma ultrapassa os 100%.

As praias são consideradas o maior atrativo turístico da Paraíba. A considerada mais bela do estado foi Coqueirinho. Os turistas ainda disseram que as praias mais bonitas são as situadas no Litoral Sul com aspecto selvagem e beleza natural preservada. Entre as mais visitadas destacaram-se: Tambaú (79,49) e Cabo Branco (75,38) por serem centrais, em seguida vêm Coqueirinho (46,50%), Bessa (34,19%), Manaíra (33,33%), Intermares (32,14%), Tambaba (28,55%), Carapibus (27,18%), Jacumã (26,67%), Cabedelo (26,32%), Camboinha (19,49%), Tabatinga (15,38%) e Praia Bela (14,70%). Serviços Turísticos

A receptividade do paraibano, que tem grande influência no fluxo turístico, mais uma vez ficou em evidência e foi avaliada por 95,54% dos visitantes como “ótima ou boa”. Já os serviços turísticos que receberam os maiores percentuais de níveis “ótimo” ou “bom” foram: a gastronomia paraibana (94,83%), guias de turismo (92,10%); qualidade das instalações de hospedagem (91,75%); os serviços prestados no Aeroporto Castro Pinto (85,41%); comércio (83,10%), preço cobrado pela hospedagem considerando o custo benefício (78,71%); sinalização turística na cidade de João Pessoa (76,98%) e satisfação com os preços dos restaurantes/bares/lanchonetes (76,89%).

Por outro lado, os maiores percentuais citados no conceito de “ruim” ou “péssimo” foram para os serviços de sinalização turística nas estradas (10,67%), informações turísticas (6,14%) e sinalizações turísticas na cidade de João Pessoa (5,44%).

Infraestrutura Urbana

De acordo com a avaliação da infraestrutura urbana, a maioria apontou os serviços como “ótimo ou bom”. O serviço de táxi, pelo segundo ano consecutivo, foi o que apresentou melhor índice, sendo aprovado por 84,39% dos entrevistados. Em seguida, aparecem sinalização urbana (83,76%), limpeza pública (78,35%), comunicação (72,66%) e transporte público (68,75%). Em sentido oposto, os maiores percentuais de “ruim ou péssimo” foram os serviços médicos (10,34%), comunicação (8,07 %) e transporte público (7,96%).

Hospedagem, gastos e refeições

Entre os entrevistados, a maior parte (50,41%) ficou hospedada na rede hoteleira, sendo 30,18% em hotel; 14,10% em pousada; 4,98% em flats e 1,15% em albergue. Uma parcela de 43,45% ficou hospedada nas casas de parentes ou amigos. O restante ficou distribuído em casa ou apartamento alugado (4,15%), residência própria (1,49%) e na casa de apoio ao doente (0,50%).

O gasto médio do turista que estava regressando a sua cidade de origem foi de R$117,24 por dia. E os maiores gastos citados foram com alimentação (35,71%), diversão (32,81%), hospedagem (14,51%) e compras (13,62%). A maior parte dos visitantes (70,95%) fizeram suas alimentações em restaurantes e bares da RMJP e 57,94% na casa onde estavam hospedados.


Fonte: JP