Evite 7 maneiras de ser insuportável no Facebook

Lembro como se fosse ontem. Dia de Ano Novo, 2014. Estava tendo uma tarde agradável, até que abro o email de um amigo compartilhando um post horroroso publicado no Facebook por alguém que chamaremos de Daniel.

O tal post dizia:

2013 foi um baita ano para mim. Larguei um trabalho maravilhoso na Globo para me mudar para Floripa. Comecei a namorar com meu anjo, Julia Bastos. Comecei a fazer ioga (obrigada Luis Fisher e Jonas Muller!). Compus um álbum com Mateus Johanson. Escrevi um segundo álbum do qual me orgulho. Convivi com Cauã Raymond e trabalhei com Marcelo Adnet num projeto maravilhoso. Tive uma conversa sobre política com William Bonner. Dancei. Entrei para um clube de rugby. Ganhei alguns prêmios. Ajudei minha irmã a planejar sua viagem de verão. Nadei bastante. Joguei um pouco de golf. Chorei mais do que você imagina. Li “O Mundo de Acordo com Garp”. Assisti ao “Apocalipse Now”. Fui para Miami assistir às finais de NBA. Tomei o melhor suco de laranja da minha vida com Lucas Oliveira. Entrei no Tweeter. Fui a casamentos maravilhosos no interior. Bebi quantidades absurdas de leite. Aprendi a fazer esculturas de areia. Assisti a um show de luzes incrível. Vi os Angels e o Lakers. Me apaixonei por Jawbone Up. Cozinhei com a Julia. Fiz jardinagem com a Julia. Assisti A Grande Familia com a Julia. Lutei com a Julia. Ri por horas com a Julia. Me apaixonei pela família da Julia. Trabalhei numa peça. Joguei World of Warcraft. Fiz improvisação. Toquei muita guitarra. Simplesmente tive um ano inexplicável, afudê. Que mundo.

Quando terminei de ler, foi que me dei conta de que minha mão que não segurava o telefone apertava a minha testa, amassando a pele com força. Minha expressão facial era de quem foi forçado a assistir um evento no qual as pessoas têm sua pele arrancada devagarinho. Era tudo de ruim sobre tudo, num só lugar. Mas ao invés de distanciar-me do horror, me deixei absorver por ele. Li de novo e de novo, fascinado pela gritante falta de qualquer atrativo naquilo. Aquilo me fez pensar sobre o que faz comportamento ruim no Facebook, ser de fato ruim e por que certos comportamentos no Facebook não são irritantes.

No fim das contas a regra é bem simples:

Um status no Facebook é irritante se servir primariamente ao próprio autor e não fizer nada de positivo pelo leitor.

Para examinarmos a questão, vamos começar discutindo as características de um status não-irritante.

Para ser não-irritante, um status do Facebook precisa conter uma destas coisas:

1 – Ser interessante/informativo;

2 – Ser engraçado/inusitado ou entreter.

Sabe por quê eles são não-irritantes? Porque coisas nestas duas categorias fazem algo para mim, o leitor. Eles tornam meu dia um pouquinho melhor.

Em uma situação ideal, status interessantes seriam fascinantes e originais (ou um link a algo que seja), e status engraçados seriam hilários. Mas até um interessantinho já me serve – ao menos ainda se trata de post de gente boa tentando agradar.

Por outro lado, status irritantes tipicamente fedem a uma destas cinco motivações:

1 – Formação de Imagem. O autor quer manipular a maneira que os outros lhe enxergam.

2 – Narcisismo. As visões, opiniões e filosofias de vida do autor importam. O autor e a vida do autor são interessantes.

3 – Necessidade de atenção. O autor quer atenção.

4 – Provocar Ciúmes. O autor quer que outros tenham ciúmes dele ou da vida que ele leva.

5 – Solidão. O autor se sente sozinho e quer que o Facebook resolva este problema. Este é o menos odioso dos cinco – mas assistir a uma pessoa solitária bancando a solitária no Facebook deixa a mim e todo o resto do mundo chateados. Então esta pessoa está na verdade espalhando a sua tristeza, e não é legal fazer isso, por isso o assunto está nesta lista.

O Facebook está infestado destas cinco motivações – com exceção de alguns santos por aí, a maioria das pessoas, nas quais definitivamente me incluo, são culpadas de pelo menos uma destas faltas de bom-senso de vez em quando. É uma epidemia.

Para explicar os tipos de ofensa mais comuns–

7 maneiras de ser insuportável no Facebook

1) O Exibido

Exibicionismo é um comportamento chato tão comum no Facebook que precisamos subdividir em três categorias:

1a) O exibido do tipo “Ô, vidão…”

Descrição: um post que faz sua vida parecer ótima no sentido macro (consegui meu emprego dos sonhos, me formei, amo meu apartamento novo) ou micro (começando uma viagem incrível, vou ter um findi daqueles, saindo para uma noitada com os amigos, que dia lindo que eu tive).

Exemplos:

- Adivinha quem passou no vestibular?

- Tô no Rio!

- Entrando de VIP no jogão na Arena, seguido de noitada com os amigos. Sábado, seu lindo!

Principais motivos para postar: Formação de Imagem (sou bem-sucedido, sou feliz, tenho uma ótima vida social), Provocar Ciúmes.

Então na melhor das hipóteses, você está muito empolgado com a própria vida e precisa dizer isso para todo mundo, e na pior das hipóteses você tem esperança de fazer com que outros se sintam piores sobre suas vidas e com ciúmes da sua. Em algum lugar no meio disso está você calculando cada palavra como parte de uma campanha antipática e transparente para fazer com que as pessoas lhe vejam de uma determinada maneira.

Vou te dar o benefício da dúvida e supor que você esteja apenas super animado e precise se exibir. Mesmo que seja este o caso, as únicas pessoas para quem está ok se exibir são seus amigos íntimos, parceiros e família – e é para isso que servem emails, sms, ligações telefônicas e conversas ao vivo.

Seu momento de satisfação pessoal é profundamente irritante para pessoas de quem você não é próximo, e estas pessoas são a maioria esmagadora de pessoas sujeitas ao seu status no Facebook.

1b) O Exibido Disfarçado

Descrição: como o exibido declarado, porém com um delicado disfarce. São os humildes exibidos, exibicionistas indiretos, ou articuladores de um exibicionismo disfarçado de desabafo, etc.

Exemplos:

- Sei que vão me acusar de roubar o diploma, mas pelo jeito bebuns como eu também conseguem um PhD!

- Estarei viajando no verão, me avisem se souberem de alguém que se interesse em sublocar meu apê na Tijuca.

- Voltando do trabalho levei duas assoviadas, duas buzinadas e um carro quase causou um acidente andando devagarzinho pra poder olhar pra mim. Às vezes eu odeio os homens!

Principais motivos para postar: Formação de Imagem, Provocar Ciúmes.

Por um lado, estas pessoas tem a decência de cobrir seu exibicionismo com algo. Por outro, eles têm exatamente as mesmas motivações dos exibidos declarados, de tal maneira que estes exemplos tornam o primeiro grupo quase simpáticos em comparação.

1c) O Exibido tipo “Estou em um ótimo relacionamento”

Descrição: expressão pública dos seus sentimentos extremamente positivos pelo seu parceiro ou a descrição de algum fato que simbolize a perfeição do seu relacionamento.

Exemplos:

- Uma viagem surpresa para Gramado. Meu namorado é perfeito!

- Obrigada, Raquel, pelo melhor ano da minha vida. Te amo, amor.

- Curtindo um lindo domingo de chuva com a esposa com pizza, jogos e filmes.

Principais motivos para postar: Formação de Imagem (para seu governo, eu tenho um namorado, estou em um relacionamento maravilhoso), Provocar Ciúmes.

Os motivos por trás da Formação de Imagem e Provocar Ciúmes são nítidos. A única possibilidade nem-tão-horrível-assim seria de que esta seja uma tentativa de reforçar o relacionamento mostrando como você se sente de uma maneira mais substancial do que simplesmente no particular.

Sério? Você vai arrastar outras 800 face-pessoas nessa merda porque você não conseguiu pensar uma maneira mais criativa de extravasar a expressão dos seus sentimentos? Há a possibilidade engraçada de, no caso de ser um cara postando, que ele esteja fazendo isso ou porque está em apuros por algo que aprontou ou que o namorado-da-amiga-da-amorada tenha usado essa tática para fazer as pazes e que agora sua namorada esteja apenas 10% braba, e agora então não custa tentar também.

A verdade é que, não tem desculpa, se você sente a necessidade de pintar o seu relacionamento por todo Facebook, há maneiras mais socialmente aceitas – coloque sua foto de perfil com seu par; goze três momentos separados de um turbilhão “curtidas” e aplauso-comentários ao mudar seu status para “em um relacionamento”, depois para “noivo” e finalmente “casado”.

2) O gancho misterioso

Descrição: um post que deixa claro que algo bom ou ruim está acontecendo na sua vida, sem revelar os detalhes.

Exemplos:

- Chega. Não quero mais saber de homem.

- Hoje o dia promete…

- Momentos como esse fazem todo o esforço e dor valerem à pena.

- Ai ai ai…

Principal motivo para postar: Necessidade de Atenção

A parte legal é ficar observando os inevitáveis comentários e como o autor responde, se é que responde.

Este processo divide os autores em quatro sub-categorias:

A celebridade: o autor se mantém em silêncio, tratando os criadores dos comentários como sua legião de fãs. A namorada exigente de 800 face-pessoas: o autor explica tudo nos comentários, o que significa que ele que iria de fato falar publicamente sobre o assunto, mas ele não queria simplesmente contar ao público, ele queria que o público lhe perguntasse a respeito. O protagonista torturado: é algo ruim. O autor responde mas mantém o mistério – ela está infeliz mas não está afim de “falar sobre isso agora”.

A princesinha especial de todos nós: é algo bom. O autor responde mas mantém o mistério – é algo muito bom mas ele “não pode falar nada ainda, mas em breve vocês saberão!” Agora você, face-amigo, pode dar aquele pulinho extra enquanto espera pelas boas novas, quase perdendo o fôlego! Este é um tipo especial porque também deixa aflorar o Narcisismo, Provocar Ciúmes e Formação de Imagem. Que pessoa divertida para ter na sua vida!

3) A atualização de status literal

Descrição: uma atualização de status sobre a rotina da pessoa.

Exemplos:

- Treino seguido de leitura.

- Bolinhos!

- Finalmente terminei meu trabalho!

Principais motivos para postar: Solidão, Narcisismo; pensar que “atualização de status” realmente tem que ser uma atualização de status.

Deixe-me demonstrar visualmente -

“Finalmente terminei meu trabalho!” Certo… e daí? O que você procura com isso? Parabenizações fake de um bando de gente que não se sente emocionalmente ligada à sua luta? Terminar seu trabalho é parte do território verde no quadro acima, ou se você trabalhou nele por alguns meses talvez permeie as bordas do laranja. Para 90% das pessoas que leem seu status, não chega nem perto do território vermelho, a parte que realmente interessa a eles.

Treino seguido de leitura. Ah, então estes são os planos de hoje à noite? Pra quem exatamente você está contando isso? Agora vou a fundo nessa questão. Em algum momento entre a saída do trabalho e a chegada na academia, você teve um impulso de pegar seu telefone e escrever este status. Largue esse telefone e me explica o que foi que você alcançou com isso. Estamos falando de um território totalmente azul aqui, algo que não interessa nem à sua mãe. Muitos status irritantes passam longe do território vermelho, mas todos tem alguma serventia ao próprio autor, e por isso ainda assim são postados. A outra explicação possível é a presença de narcisismo severo, como se de alguma maneira, já que você é você, até mesmo os menores detalhes da vida sejam interessantes para os outros.

Uma parte estranha da vida de uma grande celebridade é que as pessoas se tornam obcecadas com tudo que lhes ronda, até mesmo as questões de território azul. Se você não é uma grande celebridade, este não é um problema que você vai ter, juro.

4) A mensagem privada inexplicavelmente pública

Descrição: um post público de uma pessoa para outra que não tem motivo nenhum para ser público, mas é.

Exemplos:

- Saudades! Quando é que a gente vai dar uma banda?

- Que findi mara com a Simone Rocha e a Lilian Silva. Amo vcs!

- Todo tipo de piada interna.

Principais motivos para postagem: Formação de Imagem, Provocar Ciúmes, Narcisismo, ou você tem mais de 80 anos e não se deu conta de que há uma diferença entre mensagens públicas e privadas.

Tirando minha avó, não há nenhum bom motivo que justifique isso. Bom é a palavra-chave aqui. Há inúmeros motivos irritantes para fazer isso.

Vamos a eles:

- Fazer você parecer cool, sociável e com uma vida social divertida e interessante;

- Para mostrar aos outros o quanto você e o destinatário são bons amigos;

- Para que os outros sintam ciúmes e se sintam mal sobre as vidas sem graça que levam;

- Porque você gosta de agir como se estivesse no colégio e fosse uma das garotas populares, das quais a vida social, na verdade, é uma coisa importante para o resto das pessoas. Uma possibilidade que me agrada é a de que a mensagem seja escrita com o intuito de induzir ciúmes de uma pessoa específica que provavelmente verá a mensagem por tabela, sendo este um ex ou um amigo que o postador e o amigo citado odeiem. Esse tipo de maquiavelismo é tão extremo que cruza a última fronteira e acaba se tornando uma coisa que me agrada.

5) O discurso de aceitação do Oscar vindo do nada

Descrição: uma rasgação de seda por nenhum motivo específico e sem um destinatário específico.

Exemplo: Eu só queria dizer o quanto eu sou grata por todas as pessoas que tocaram minha vida de alguma maneira. O apoio de vocês é tudo pra mim e eu não teria conseguido vencer na vida se não fosse todo seu carinho!

Principais motivos para postagem: Necessidade de Atenção

Me recuso a acreditar que você esteja sentindo esse amor verdadeiro por 800 face-amigos. E se você realmente estivesse sentindo esta vontade súbita de demonstrar seu amor por seus melhores amigos e família, será que um status público é a melhor maneira de fazê-lo? Será que mandar um texto ou email para alguns deles não é um pouco mais pessoal e verdadeiro? Não interessa, pois isso não está acontecendo. O que está acontecendo se resume a, “Gente! Eu estou aqui! Me abracem!” Você conhece a resposta inevitável a este tipo de status, não interessa quem você é, você receberá várias curtidas-abraços e curtidas-tapinhas-nas-costas. Isso não é um pouco carente da sua parte? Você não está amando quando escreve um post desses, está sentindo é que precisa se sentir amado.

O único momento em que isso é mais ou menos aceitável é quando é parte de um enorme abraço coletivo, por exemplo no Natal ou Ano Novo. Se você abrir seu Facebook no Natal, verá centenas de Discursos de Aceitação do Oscar Vindos do Nada. (e se te interessa saber: esse é outro tipo de post que eu também não me importaria de ficar sem.)

6) A opinião óbvia demais

Descrição: quando um grande evento ocorre, vem sempre um post fedendo àquela opinião que você já ouviu 1.000 vezes.

Exemplos:

- Sinto muito pela situação em Israel. Todos tem direito à felicidade e rezo para que eles consigam a sua.

- Rezo pelas pessoas da Malásia depois dessa tragédia imensa. Não consigo expressar em palavras como lastimo por aquelas vidas inocentes perdidas.

- Sinto-me um pouco frustrada com a situação política do Brasil, mas vamos lá, agora o jeito é correr atrás do prejuízo da Copa e votar consciente!

Principais motivos para postar: Narcisismo, Formação de Imagem (sou do tipo de gente que tem certas opiniões ou reações, sou esperto e capaz de dizer coisas adultas).

Estes status irritam porque A) você não está dizendo nada remotamente original ou interessante sobre um evento que a mídia já saturou, cobrindo todos os ângulos possíveis e B) você está fazendo um evento enorme e trágico ser algo um pouco sobre você. A tristeza que você sente pelos mortos não é uma peça-chave do quebra-cabeça aqui, você precisa nos explicar o evento através de suas lentes pessoais, mesmo que suas lentes sejam apenas vidro transparente – se eu quiser uma dose de narcisismo para acompanhar a tal tragédia, pode deixar que eu simplesmente leio os tweets das celebridades sobre o evento.

7) Um passo em direção à luz

Descrição: pérolas da sabedoria não requisitadas.

Exemplos:

- “A paz vem de si. Não a procure sem.” ~Buddha

- Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos e ele tornará seu caminho o correto. ~Provérbios 3:5-6

Principais motivos para postar: Formação de Imagem, Narcisismo.

Ah… por onde começar?

Primeiramente, vamos esclarecer que não há nenhuma humildade em posts do tipo Um Passo em Direção à Luz só porque são uma citação – a mensagem condescendente óbvia aqui é, “Ahh olá face-amigos. Eu sei o segredo da vida – deixe-me ensinar-lhes para que um dia você também possa atingir a Luz.”

Em segundo lugar – quer saber o que inspira as pessoas? Quando você realiza algo incrível e permite que este exemplo inspire a outros. Para que suas palavras por si só inspirem alguém, você tem que ter o dom da palavra ou ser um escritor que de fato tenha algo original para dizer – e nós sabemos que esse cara não é você.

Considerar-se um cara inspirador simplesmente por postar citações banais é, bem, narcisista de modo alarmante. É como se dissesse que você, sendo simplesmente você, é uma pessoa inspiradora. Em terceiro lugar, vamos ao verdadeiro motivo destes status – Formação de Imagem. Você quer que os outros saibam o quão sábio você é e que admirem a sua jornada espiritual.

***

O post do nosso amigo Daniel lá no começo foi um feito raro – em um mero parágrafo, ele conseguiu esmigalhar minha alma, exemplificando quase todos os tipos de status e motivações discutidos acima. Acontece que, olhando logo abaixo daquele status dele, só se encontravam “curtidas” e alguns comentários simpáticos. E é por isso que o comportamento insuportável no Facebook jamais morrerá – não existe botão “não curtir” ou “revirar os olhos” ou “dar um dedo” no Facebook, e é deselegante responder nos comentários batendo de frente com o status inicial.

Desta forma, comentários irritantes são estimulados e as pessoas permanecem ignorantes do fato de que estão constantemente baixando o nível de qualidade de vida das pessoas ao seu redor. O ponto-chave aqui é que as qualidades nestes status irritantes são na verdade meras qualidades humanas – todo mundo precisa se exibir de vez em quando, todo mundo tem momentos de fraqueza quando precisam de atenção ou se sentem sozinhos, e todo mundo tem algumas características bizarras que volta e meia virão à tona.

E é por isso que tem gente que ainda assim te ama.

O que o Daniel e a maioria das pessoas não internalizaram é que eles têm 800 amigos no Facebook, mas só uns 10 ou 15 amam ele. Para uma pessoa demasiadamente amável, talvez esse número chegue a uns 30. Entre 1 e 4%. Isso significa que entre 96 e 99% dos seus amigos do Facebook NÃO TE AMAM.

Pessoas que não te amam não dão bola pra você, sua rotina ou sua vida, provavelmente não te apoiam, e certamente não querem ter nada que ver com suas piores características. Fazer algo que tenha serventia somente aos seus motivos egoístas não deveria aparecer agora na tela destas outras pessoas – sinceramente, não deveria.

Tá, tenho que ir. Academia, jantar, casa e cama pra mim.


Fonte: Brasil Post