Evento marca dez anos de grupo que pesquisa cotidiano e jornalismo na PB

O Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) comemora 10 anos de fundação, e para comemorar o grupo vai realizar o seminário “Diálogos sobre Pesquisa em Mídia e Cotidiano”. O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro, no auditório 412, do Centro de Ciência Humanas e Letras (CCHL) da UFPB. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 1º de outubro e podem ser feitas acessando este link que leva para a página do evento.

No primeiro dia, a programação abre às 14h30 com exibição de um documentário sobre os 10 anos do grupo e palestra do professor Wellington Pereira, coordenador do Grupecj, e do professor Henrique Magalhães, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB, além de lançamento de livros.

No dia 4, o evento começa às 9h com palestra do professor Luís Martins, da Universidade de Brasília (UnB), sobre “Imprensa, cidadania e cotidiano”. Às 14h30, os comunicadores Daniel Abath, Geanne Batista, Patrícia Monteiro e Sérgio Melquior participam da mesa redonda sobre “Metodologias de pesquisa em Mídia e Cotidiano”.

Na sexta-feira (5), pela manhã, a professora Cristiane Freitas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), profere palestra sobre “Interações metodológicas em pesquisas sobre o cotidiano: cinema, imaginário e cultura”. Às 14h30, o seminário entrega o Prêmio de Incentivo à Pesquisa no Nordeste, com homenagem ao professor Luís Custódio, da Universidade Estadual da Paraíba.

O grupo Criado em março de 2002 pelo professor Wellington Pereira, em uma década o Grupecj conta com oito livros lançados e credibilidade e reconhecimento que lhe renderam alguns prêmios, entre eles: o Rumos Itaú Jornalismo Cultural (2007/2008) e o Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação (2008).



Fonte: G1 PB