Cagepa alerta: Se estiagem de 2012 se repetir em 2013 PB pode ter problemas de abastecimento

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, alertou que se o inverno dos próximos anos for equivalente ao de 2012 a Paraíba vai ter problemas de abastecimento. Em entrevista ao programa Rede Verdade da TV Arapuan desta sexta (28), Queiroga destacou que este ano a Paraíba passou por uma seca ‘muito violenta’ onde o índice pluviométrico foi muito baixo. “Se tivermos dois anos consecutivos teríamos problemas”, alerta.

Queiroga antecipou que diversas regiões do Estado já estão com problemas com o abastecimento. Os municípios de Esperança e Remígio são abastecidos por um açude em Areia que está com o volume baixo, com 50% da capacidade. A medida prevista para esta região é a nova Camará, mas a obra só será concluída daqui há dois anos.

Outra região onde o açude está com 50% da capacidade é o que abastece as cidades de Araruana, Tacima, Dona Inês, Solânea e Bananeiras. Além disso tem ainda o município de Piancó que perdeu um rio que abastecia a cidade e ainda há problemas em Teixeira.

“Esse é o panorama atual se o inverno nos próximos anos não for suficiente para reabastecer esses mananciais aí podemos ter o problema agravado e falar em racionamento”, conta.

Transposição – Queiroga contou que tem um contato muito próximo com o secretário João Azevedo da pasta de Recursos Hídricos e comentou que a transposição do Rio São Francisco é a solução definitiva para os problemas de abastecimento na Paraíba e espera que a obra seja concluída nos próximos dois anos.



Fonte: Marília Domingues