Oficinas marcam início do Festival Nacional de Artes de Areia nesta terça

A 13ª edição do Festival Nacional de Artes de Areia terá início nesta terça-feira, às 8h, com oficinas de cultura popular, vivência artística e artes plásticas. A solenidade de abertura acontece na quinta-feira (30), às 22h, na Praça João Pessoa, com as presenças do governador Ricardo Coutinho e do secretário de Cultura Chico César, seguida do show de Elba Ramalho. Antes, às 17h, haverá um cortejo com grupos de cultura popular convidando a população a celebrar a cultura e a arte do tradicional festival paraibano, que segue até domingo (2).A programação do Festival acontece em vários polos. O polo “A Árvore da Serra”, localizado no Coreto da Praça Pedro Américo, é o local da primeira oficina de cultura popular: Babau, com o Mestre Clóvis, das 8h às 10h. À tarde, a oficina será de Ventríloquo, ministrada pelo Mestre Clébio, das 14h às 16h. Na quinta-feira (30), a solenidade de abertura movimenta o polo “EU”, às 22h, onde está o palco principal que terá como convidada a cantora Elba Ramalho, apresentando o show a partir das 23h30.

Com mais de 100 atrações, envolvendo oficinas, música, circo e artes plásticas, o evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e tem o objetivo de resgatar a herança cultural do tradicional festival, devolvendo-lhe a poeticidade. Este ano traz o tema “Eu, Você e os Outros”, uma homenagem ao centenário da única obra do paraibano Augusto dos Anjos, “Eu”. Diversidade – O evento contará com apresentações artísticas, fóruns de debate, oficinas e performances, todos com acesso gratuito. Entre artistas, oficineiros e palestrantes, o evento terá cerca de 1.300 pessoas trabalhando, gerando um público que abrange professores, estudantes, artistas, intelectuais e visitantes, estimado em 100 mil pessoas.

Na sexta-feira (31), também no palco principal, às 22h, a atração é o show de Tulipa Ruiz, cantora e compositora revelação da nova música popular brasileira, desde que lançou o álbum “Efêmera”, em 2011. A programação musical do Festival de Artes de Areia será encerrada no sábado (1), com show de Antônio Nóbrega (Palco “EU”, às 22h); onde o pernambucano apresentará uma síntese dos últimos 15 anos de atividade artística.

São seis dias em que Areia vai concentrar artistas de várias regiões da Paraíba e do Brasil. Confira no site www.festivaldeareia.pb.gov.br a programação completa e outras informações sobre o festival.

Secom PB

Fonte: FN