Inscrições para vestibular da UFCG, na Paraíba, começam no dia 30

A Pró-reitoria de Ensino (PRE) da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, definiu que as inscrições para o vestibular 2013.1 da instituição começam no dia 30 de agosto. O candidato deve se inscrever exclusivamente pela internet através do site da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov) e as inscrições se encerram no dia 26 de setembro. São 3.115 vagas para o primeiro período do próximo ano. O processo seletivo da universidade continuará usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação dos candidatos, mas tem algumas mudanças em relação ao ingresso por período letivo e à convocação dos classificados. A partir de agora, a instituição terá duas seleções por ano e os alunos aprovados no vestibular que não quiserem fazer o curso poderão renunciar à vaga através do sistema online.

Para o próximo ano, acontecerá este vestibular para selecionar os alunos que já começam a estudar no período 2013.1. São 3.115 vagas. Outro processo seletivo será realizado já em 2013 para os candidatos às vagas do período 2013.2, com mais 1.600 vagas. Os vestibulares são para os 75 cursos de graduação, distribuídos nos sete campi da instituição, que ficam nas cidades de Campina Grande, Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé.

Nos dois processos, serão utilizadas as notas obtidas no Enem 2012. O candidato que se inscrever no Vestibular 2013.1, cujas inscrições começam no próximo dia 30 de agosto, só concorrerá às vagas do primeiro período. Para concorrer às vagas do segundo período, o candidato deverá se inscrever no Vestibular 2013.2, cujas inscrições serão abertas no primeiro semestre do ano que vem.

Quem for reprovado no primeiro vestibular do ano poderá se inscrever no segundo processo seletivo, a que corresponde à seleção dos candidatos para o segundo semestre, utilizando a mesma nota do Enem do ano anterior, que o reprovou no primeiro vestibular, com a opção de escolher um outro curso, em que teoricamente a disputa seja menor. O aluno também não precisará pagar uma nova taxa de inscrição.

Enem
A UFCG utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a classificação de seus candidatos, mas não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No ato de inscrição no Vestibular da UFCG, o candidato deve indicar o número de inscrição no Enem 2012, cujas provas acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro.

Inscrições
O pagamento da taxa, de R$ 15, poderá ser efetuado até o dia 28 de setembro, através de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os candidatos que se inscreverem para o curso de Design devem adicionar à GRU o valor de R$ 10, referente à prova de habilidade específica. Será isento da taxa de inscrição o candidato que atender ao disposto no Decreto Nº 6.593, de 2 de outubro de 2008.



Fonte: G1 PB