Ideia de oftalmologista paraibano pode virar lei nacional

Tramita no Congresso Nacional um Projeto de Lei do senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) para que todas as crianças só sejam matriculadas nas escolas após um atestado de visão. A ideia para a implantação da matéria é do oftalmologista paraibano, Oswaldo Travassos.

Durante entrevista nesta terça-feira (21) ao Correio Debate, da 98 FM, Travassos foi questionado sobre o assunto e explicou que a é sabido que o olho humano se desenvolve até os sete anos de idade e, caso, uma criança nasça com alguma problema visual ela não sabe o que é a “nitidez” e uma deficiência nos olhos poderá até ser entendida como problema intelectual. “Quando isso vem a ser detectado já passou, muitas vezesM, da época em que esses problemas precoce da criança pudesse ser tratado”, disse o médico.

Osvaldo Travassos disse ainda que a preocupação com a visão vem desde a fase “uterina”, pois, já é sabido que se a mãe da criança tiver a doença conhecida como rubéola, o filho nascerá com glaucoma, ou, catarata congênita.

O oftalmologista disse ainda que a sua ideia foi bem aceita em um congresso de especialistas em visão no Rio de Janeiro, mas, ele segurou o projeto para que que o plano começasse pela Paraíba através dos representantes do Estado em Brasília.

“Disse que temos representantes na Paraíba. Inclusive médicos, onde eu posso explicar melhor como funciona. No ano passado mostrei a Vital do Rêgo e ele ficou muito interessado pelo assunto e está dando prosseguimento. De acordo com Vital do Rêgo, dentro de três anos uma lei dessa pode surgir e que os estados façam as adequação”, explicou Oswaldo Travassos. Uma outra ideia de Oswaldo Travassos que já vem sendo utilizados pelos oftalmologistas de todo Brasil é o ‘teste do olhinho’, que consiste em iluminar os olhos do recém nascido com uma lanterninha para detectar qualquer anormalidade.

Roberto Targino – MaisPB

Fonte: FN