Guarabira sedia Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito

Guarabira sedia Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito

A cidade de Guarabira vai sediar, nesta quinta-feira (30), a IV Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito Particularizando o Motociclista, que será aberta, às 8h da manhã, em frente ao Sesc. O evento idealizado pelo Detran, em parceria com órgãos de trânsito, Secretaria Estadual de Saúde e outras instituições, já foi realizado em João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras e visa a diminuição dos acidentes de trânsito por meio da adoção de medidas que contribuam com a formação dos motociclistas, hoje envolvidos em 70% dos acidentes de trânsito.

Durante o evento, também vão ser discutidas e planejadas ações que despertem os demais condutores para necessidade de mais respeito ao motociclista. Na terça-feira (28), na sede do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros, localizado em Guarabira, 40 alunos concluíram o minicurso de Atendimento pré-hospitalar, particularizando o motociclista, ministrado em parceira com o SAMU.

O minicurso, com duração de três dias e carga horária de 30 horas, faz parte da programação da IV Conferência Paraibana de Educação para o Trânsito que, nesta quinta-feira, terá a participação do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho.

Segundo ele, a imprudência do motociclista é a principal causa dos acidentes. Ele lembrou outras ações do Governo do Estado para diminuir o número de acidentes envolvendo motocicletas. Uma das principais medidas foi a determinação de mais rigor na fiscalização dos veículos com a intensificação das operações e a exigência do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro no que se refere às chamadas cinquentinhas, motos com até 50 cilindradas.

Desde março do ano passado, uma portaria do Detran determinou que as fiscalizações do trânsito passassem a exigir dos condutores das cinquentinhas, Carteira Nacional de Habilitação categoria “A”, ou autorização para conduzir ciclomotor (ACC) e o uso do capacete.

Rodrigo Carvalho lembrou ainda que “todos os candidatos que receberão a carteira nacional de habilitação, por meio do Programa de Habilitação Social na categoria “A”, destinada aos motociclistas, terão direito a um capacete, como forma de incentivar o uso do equipamento de segurança.

Multiplicadores – Recentemente, os bombeiros lotados em Guarabira participaram de um curso de Educação para o Trânsito e foram transformados em multiplicadores destas mensagens. O primeiro desafio foi repassar as informações para alunos e professores da Escola Estadual Úrsula Lianza, aqui em João Pessoa.

Para a comandante do 3º BBM, major Jousilene de Sales Tavares, a parceria com o Detran vai facilitar o envolvimentos dos bombeiros militares nas ações pela salvação de vidas no trânsito. Por paraíba.gov