Governo vai identificar 50 mil famílias de assentados em extrema pobreza até 2013

Série de medidas para identificar e tirar essas famílias da condição de extrema pobreza simbolizam a entrada do Incra no plano Brasil Sem Miséria A meta para identificar 50 mil famílias já assentadas em condição de extrema pobreza, e levar a esses assentamentos uma série de medidas para reverter essa situação, foi antecipada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para julho de 2013. As novas orientações simbolizam a entrada do Incra no plano Brasil Sem Miséria.

Incra quer melhorar as condições de vida de 50 mil famílias assentadas que vivem em situação de extrema pobreza.

As medidas foram aprovadas na quarta-feira (8), em Brasília, no evento Diálogos Governo-Sociedade Civil: Brasil Sem Miséria, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Medidas integradas
Com as novas medidas, ficou definido que a moradia nos assentamentos ficará a cargo do programa Minha Casa, Minha Vida. Já o abastecimento no meio rural será feito pelo programa Água para Todos, e as estradas ficarão sob responsabilidade do PAC 2 Infraestrutura.

Os assentamentos receberão assistência técnica diferenciada com acompanhamento qualitativo. “Vamos implementar um programa de assistência com características do Plano Brasil Sem Miséria”, afirmou o presidente do Incra. Os assentamentos contemplados com o Bolsa Verde, que atende, entre outros grupos, a populações extrativistas, também receberão assistência diferenciada.

Será ampliada a oferta de alimentos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A meta é fazer com que 45 mil famílias forneçam alimentos ao programa até 2013 – que é abastecido, atualmente, por 15 mil famílias.

Outra meta prevê que as famílias acampadas, que compõem o Cadastro Único ou o Bolsa Família e estão prestes a serem assentadas, sejam qualificadas em cursos do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com recursos do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (Pronera).

As ações e metas apresentadas pelo presidente do Incra foram bem recebidas pelas organizações da sociedade civil. De acordo com Guedes, a concentração fundiária é a principal causadora da pobreza extrema no País e, para discutir mais esta questão, os movimentos sociais foram convidados a participarem da reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Sustentável (Condraf), que ocorrerá nos dias 11 e 12 de setembro.

Brasil Sem Miséria
O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros, o que representa 8,5 % da população total.

No campo, onde se encontra 47% do público do Brasil Sem Miséria, a prioridade é aumentar a produção do agricultor através de orientação e acompanhamento técnico, e oferta de insumos e água.

Para promover a inclusão social e produtiva da população extremamente pobre, o plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos em educação, saúde e assistência social, saneamento, energia elétrica e inclusão produtiva.

Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo crescimento econômico brasileiro.

Fonte: MDA
Com: FN